As vendas de videojogos caíram 14 por cento nos Estados Unidos durante os primeiros oito meses de 2009, de acordo com um estudo do NPD Group que mostra paralelamente o crescimento do número de aquisições através de download.

A tendência é reforçada pelas diferentes estratégias das fabricantes de consolas que têm vindo a apostar no formato online para a disponibilização das suas ofertas, como refere Michael Pachter, analista para o sector dos videojogos da Wedbush Morgan Securities, citado pela Reuters.

O responsável afirma que o número de jogos "casual" disponíveis para download cresceu exponencialmente, enquanto o volume de downloads "Premium" tem vindo a aumentar entre 50 a 100 por cento anualmente.

A Nintendo disponibilizou aos utilizadores da Wii e da DSi o download de títulos como "Tetris Party" e "A Little Bit of Dr. Mario".

Por sua vez, a Sony lançou a sua nova PSP Go, que elimina o UMD (Universal Media Disc) dos modelos anteriores da consola portátil a favor do download. Além de oferecer jogos completos como o "Gran turismo" ou o "Soulcalibur: broken destiny", a fabricante disponibiliza online mini-jogos, como o "Sudoku", da Electronic Arts e o "Fieldrunners", da Subatomic Studios, por preços que variam entre os cinco e os nove dólares.

O analista da Wedbush Morgan Securities Pachter acredita que os géneros musicais como o "Guitar Hero" e o "Rock Band" criaram uma fonte de receita sólida para a indústria dos videojogos.

Estima-se que só o recentemente publicado "'The Beatles: Rock Band" possa vir a somar mais de cinco milhões de downloads vendidos.

A Rock Band e Guitar Hero acrescenta-se em breve outra opção ao género, com o lançamento de DJ Hero, mais uma oferta que também vai compreender o formato electrónico.