A consultora Gartner indica que, de acordo com as suas estimativas, o número de vendas mundiais de computadores para este ano registará um aumento de 10,2 por cento comparativamente com o ano passado. A empresa actualiza assim em alta a sua última previsão que apontava para um crescimento abaixo dos dois dígitos, nos 9,9 por cento.



Segundo a análise da consultora, o segmento dos computadores portáteis continua a ser o grande responsável por este crescimento, uma vez que se espera uma subida de vendas destes equipamentos na ordem dos 26,5 por cento relativamente ao ano homólogo.

Um dos motivos para esta procura é a substituição dos computadores obsoletos por portáteis nas diferentes áreas de trabalho. O mercado de computadores de secretária deverá apresentar um crescimento muito mais modesto do que o dos portáteis, esperando-se um crescimento de vendas de apenas 4,6 por cento.



"Os computadores portáteis continuam a atrair novos clientes à medida que os preços descem e as tecnologias wireless se tornam mais comuns", disse George Shiffler analista da Gartner numa declaração à Newsfactor.

Em termos de tecnologia, os principais dinamizadores de crescimento serão os processadores dual-core, mas neste momento só os "techies" e early adopters vão optar pela tecnologia, salientou a consultora, já que muitas aplicações que tiram vantagens das capacidades dual-core ainda estão em fase de desenvolvimento.

Recorde-se que ainda recentemente a IDC reduziu as suas previsões de crescimento mundial de venda de PCs para os 9,7 por cento, alegando o adiamento da recuperação no Japão e uma análise mais cautelosa relativamente aos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:

2005-03-27 - IDC revê em baixa previsões de crescimento para o mercado mundial de PCs
2005-03-01 - Portugueses compraram mais de 600 mil PCs em 2004