Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico não vão este ano poder inscrever-se para ter acesso ao programa e-escolinha e ao computador Magalhães. O Ministério da Educação já tinha admitido que estava a analisar o programa mas a Confederação Nacional das Associações de Pais confirma agora que foi informada de que não estavam autorizadas novas inscrições.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias que cita o presidente da confederação, Albino Almeida. A confirmação de que não haveria lugar a novas inscrições terá sido transmitida pelas direções regionais de Educação.

Ainda no ano passado tinha arrancado a segunda fase de distribuição do Magalhães no âmbito do programa e-escolinha, depois de um concurso internacional que levou à escolha do portátil produzido pela J.P. Sá Couto.

Nesta fase estava prevista a distribuição de 250 mil equipamentos aos alunos e professores do primeiro ciclo, mas responsáveis da J.P. Sá Couto confirmaram em Agosto ao Jornal Público que só tinha sido entregues 230 mil portáteis.

No final de Setembro do ano passado já tinham sido entregues 22 mil Magalhães e o número subiu para 94 mil até ao final de Novembro, último balanço oficial conhecido.

O programa e-escolinha foi uma das bandeiras do Governo Socialista e alargou aos alunos do primeiro ciclo a distribuição de computadores portáteis que já estava em marcha para os estudantes do terceiro ciclo e secundário com o programa e-escola. O programa foi lançado em 2008 e na primeira fase foram entregues cerca de 500 mil portáteis.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.