Será sob o tema "renovação da ambição" que decorrerá esta quinta-feira, 9 de Julho, a oitava reunião plenária do Conselho Consultivo do Plano Tecnológico.

O encontro servirá também para fazer um balanço das 176 medidas que constituem
actualmente o Plano Tecnológico, refere o gabinete do coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, gerido por Carlos Zorrinho, num comunicado enviado à imprensa.

O conselho consultivo promete ainda debater "as lições e sugestões extraídas deste ciclo de execução", com vista ao prosseguimento futuro do programa.

O crescimento da despesa em I&D, a sofisticação dos serviços públicos online para empresas ter atingido os 100 por cento e o facto de termos actualmente uma das maiores taxas de penetração de banda larga móvel do mundo e de sermos o país com mais computadores portáteis por mil habitantes - graças aos programas e-escola e e-escolinha - são alguns dos números de execução apresentados no documento de síntese, redigido por Carlos Zorrinho, que será distribuido aos participantes antes do debate.

Recorde-se que o Plano Tecnológico foi aprovado em Conselho de Ministros em Novembro de 2005, estruturado em três eixos de acção principais - conhecimento, tecnologia e inovação - e com o objectivo de "mobilizar o país, as empresas, a Administração Pública, os jovens, as escolas e as instituições do sistema científico e tecnológico".