A nova ROG Ally X mostra a capacidade de Asus se adaptar e melhorar uma consola portátil que foi bastante elogiada, mas sem deixar de receber críticas, nomeadamente à fraca bateria, sobreaquecimento e outros detalhes. Pouco mais de um ano, a nova versão não é uma nova geração da portátil da Asus, mas uma versão “vitaminada” do original, tendo sido atualizada em diversos elementos.

A acompanhar a nova consola, a Asus lançou também a interface atualizada Armoury Crate Special Edition (ACSE) 1.5. Este menu especial facilita aos jogadores a navegação entre os jogos instalados, as aplicações como o Steam e Xbox Game Pass e outras funcionalidades e definições personalizadas da consola, evitando a navegação do Windows 11 em ponto minúsculo. A partir daqui pode atualizar o firmware dos componentes e a BIOS da consola.

Veja na galeria imagens da ROG Ally X:

O ACSE procura oferecer uma experiência de navegação mais próxima a uma consola convencional, com os conteúdos a serem organizados em forma de carrocel, com vistas de listas e horizontais. Pode optar entre o modo claro e escuro, assim como aceder ao novo separador de jogos favoritos. A remoção de jogos rapidamente da biblioteca foi um dos pedidos dos utilizadores da consola, assim como a introdução de um motor de pesquisa. O novo ACSE permite criar perfis para cada jogo, em vez de uma seleção única para todos, entre elas definições como Radeon Super Resolution (RSR), AMD Fluid Motion Frames (AFMF) e Radeon Anti-Lag.

Talvez a decisão mais interessante da nova interface da Asus é a possibilidade de os jogadores poderem importar e exportar as definições do perfil do jogo. Este foi um dos segredos de sucesso do Steam Deck da Valve, onde os jogadores mais experientes afinavam as definições dos jogos e mapeamentos de controlos e partilhavam na comunidade. A atualização do Armoury Crate é válida para as duas consolas.

A nível do hardware, a fabricante duplicou a capacidade da bateria, oferecendo agora 80 Wh, sem praticamente ter mexido no peso da consola. Foram ainda remodelados os botões frontais assim como os analógicos, assim como as pegas. O processador é o mesmo da primeira versão, o AMD Ryzen Z1 Extreme, assim como o ecrã de 7 polegadas, com um brilho máximo de 500 nits. A memória RAM foi aumentada, dos 16 GB iniciais para 24 GB e armazenamento interno duplicou ara 1 TB.

Algumas das críticas foram apontadas ao sobreaquecimento da consola e por isso a Asus voltou ao estirador para redesenhar a sua motherboard, alocando os seus componentes de forma diferente. Uma terceira abertura no corpo da consola puxa até 24% de mais ar, mantendo assim o ecrã menos aquecido durante as sessões mais longas de jogo.

O SAPO TEK já está a testar a ROG Ally X e espera em breve ter uma análise mais detalhada da consola, que acaba de chegar ao mercado por 899,99 euros.