O mercado das consolas portáteis continua a crescer, num design e funcionalidades inspiradas na Nintendo Switch. A Valve tem no seu catálogo o Steam Deck e a Asus revelou recentemente a sua portátil ROG Ally que chega em junho, mas o SAPO TEK já teve oportunidade de a testar. A Logitech também quis entrar neste mercado, em parceria com a Tencent, mas com o objetivo de explorar o mercado de cloud gaming. Ou seja, uma consola que não se debate pelas especificações de hardware, preocupando-se pelo seu design e funcionalidades de acesso a serviços como o Xbox Cloud da Microsoft, o Geforce Now da NVidia e o Shadow.

A Logitech revelou que a Logitech G Cloud vai chegar à Europa no dia 22 de maio de 2023. Nesta fase, a consola não estará à venda diretamente no retalho em Portugal, mas pode adquirir diretamente no próprio website da fabricante ou na Amazon Espanha, com um preço de 359 euros.

A chegada da consola à Europa faz-se acompanhar de um bundle que inclui até seis meses do serviço Xbox Game Pass Ultimate, que dá acesso ao catálogo da Microsoft, incluindo os títulos de cloud gaming. Também oferece um mês do serviço Priority do GeForce Now e um mês de Shadow PC. Estas ofertas estão disponíveis durante um mês, até 22 de junho ou até terminar o stock da consola. Os jogos para smartphones Android também são compatíveis, através do Google Play.

Veja na galeria imagens do Logitech G CLOUD Gaming

A consola oferece diversas funcionalidades especiais para tornar a experiência dos jogos em cloud mais acessíveis, sobretudo ao nível dos inputs. É possível mapear todos os controlos físicos em relação aos pontos no ecrã, permitindo jogar títulos pensados para smartphones que não exijam suporte dos botões da consola.

Os utilizadores podem ainda definir a sensibilidade dos sticks analógicos e uma personalização desses manípulos para uma melhor experiência individual. Pode definir a “zona morta”, que é a distância que o stick pode mexer da sua posição neutra até começar a registar os inputs.

Através da aplicação Shadow PC, os utilizadores podem também executar um PC totalmente virtualizado através da consola portátil. O serviço promete o acesso a um PC Windows, em que os utilizadores podem utilizar mods, utilizar aplicações relacionadas com os jogos, entre outras possibilidades, suportando diferentes periféricos como o rato, controladores ou headphones. Obviamente que além de jogos, também pode assistir a filmes e séries através das respetivas aplicações, como o YouTube e o Netflix, desde que pague as subscrições dos serviços que forem pagos.

Quanto às especificações da consola, por ser dedicada ao cloud gaming, não é muito diferente a um smartphone de gama média, sendo alimentada por um processador Snapdragon 720G da Qualcomm e tem 4 GB de RAM LPDDR4. Os 64 GB de armazenamento interno serão mais que suficiente para instalar as diferentes aplicações de acesso aos serviços de cloud, embora seja expansível através de cartões microSD.

A consola conta com um ecrã de 7 polegadas, oferecendo uma resolução máxima de 1080p e 450 nits de brilho, com uma taxa de atualização de 60 Hz e um rácio de imagem de 16:9. Oferece uma bateria para 12 horas de utilização com uma única carga, suportado por carregamento via USB-C. Sobre a conetividade, a consola oferece W-fi Dual-band de 2,4 e 5 GHz e comunicações por Bluetooth 5.1.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.