Aquele que é considerado o mercado de jogos de vídeo mais competitivo do mundo vai assistir a mais uma batalha entre a Xbox e a PlayStation 2 da Sony na luta pela liderança das vendas já que a Microsoft vai lançar neste mercado a sua consola Xbox na final desta semana.



Destabilizar uma indústria de jogos de vídeo que vale neste momento 20 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros ou 4,6 mil milhões de contos) é uma das intenções da Microsoft investindo ela própria 500 milhões (574,1 milhões de euros ou 115 milhões de contos) em marketing para destronar a consola mais vendida em todo o mundo, PlayStation e PalyStation 2. O objectivo da Microsoft é repetir o sucesso alcançado nos Estados Unidos e, segundo a agência de notícias Reuters, convencer os fabricantes de jogos que esta máquina veio para ficar.



Respondendo às investidas da Xbox, a Sony reduziu em Novembro passado o preço da sua consola de 35,000 yenes (303,17 euros ou 61 mil escudos) para 29,800 yenes (258,11 euros ou 51 mil escudos), que triplicou as vendas semanais. No último trimestre de 2001 o número de PlayStation 2 subiu de 20 milhões para 25 milhões de unidades vendidas.



Embora à primeira vista o preço da Xbox seja um obstáculo – já que vai custar 34,800 yenes (301,41 euros ou 60 mil escudos), ou seja, 5,000 mil a mais que a PlayStation 2 e 9,800 mais que a GameCube da Nintendo – é importante salientar que a selecção de jogos pode ser mais determinante para o sucesso de uma máquina devido aos lucros provenientes dos direitos de autor. No final o sucesso, ou não, da Xbox vai depender se os doze títulos japoneses a ser lançados simultaneamente na sexta vão ser bem acolhidos pelos utilizadores.



Entretanto, a Microsoft tem vindo a afirmar que sairá mais barato aos fabricantes de jogos produzir para a Xbox do que para a Playstation. Mas, para já esta última lidera com 220 jogos e 400 lançados, enquanto que a Xbox tem somente 75 títulos norte americanos e 31 japoneses alinhados. Prometido fica desde já por ambas as empresas o lançamento de jogos online para participar a partir de casa.



Talvez para compensar o facto de não haver grande novidade no alinhamento de títulos de jogos, como afirma Lisa Spicer, analista da empresa ING Barings, a Microsoft vai também lançar uma edição especial de 50 mil modelos translúcidos.



A menos de uma semana do lançamento este fabricante não revela perspectivas de vendas, nem valores de distribuição, referindo apenas que enviou para o Japão mais de 600 mil máquinas. No entanto, alguns analistas arriscam afirmar que vão ficar longe do milhão de consolas Playstation 2 vendidas nos primeiros 10 dias após o seu lançamento em Março de 2000.



Contrastando com as previsões mais pessimistas espera-se que o número de jogos vendidos com a Xbox ronde os 3,5, concretizados nos Estados Unidos aquando do seu lançamento em Novembro. Embora sem fornecer números também a Amazon.com japonesa revelou que as encomendas prévias de máquinas Xbox esgotaram num dia, e que a procura foi superior ao esperado e que os jogos mais pedidos foram o "Dead or Alive 3", "Project Gotham Racing" e "Jet Set Radio Future."



Seja um sucesso imediato, ou não, os peritos garantem que o crescimento real só chegará quando as consolas alcançarem um mercado mais vasto até porque a Xbox não só funciona como máquina de jogos dado a sua capacidade proveniente do disco rígido de 8 gigabytes e uma porta Ethernet para ligação em alta velocidade à Internet.



Relembramos que poucas semanas após o lançamento da Xbox nos USA o director executivo da Microsoft, Steve Ballmer, referiu que a consola fazia parte de um conceito mais alargado, afirmação que foi posteriormente negada pela empresa assim como a sua intenção de transformar a Xbox num equipamento de divertimento caseiro. Esta é, segundo a Reuters, a intenção da Sony para a PlayStation 2 com vídeo, música e Internet – embora para isso seja necessário adquirir um kit de 18,000 yenes (155,90 euros ou 31 mil escudos) para um disco rígido de 40 gigabytes e porta Ethernet para coincidir com as características incorporadas da Xbox que leva assim alguma vantagem.



Notícias Relacionadas:

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-10-18 - Xbox tem data e preço para lançamento na Europa

2001-08-27 - Xbox só chega ao Japão em Fevereiro de 2002

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.