
Depois da apresentação formal em junho, a Asus e a Microsoft levaram para a Gamescom a nova consola portátil ROG Xbox Ally, disponível para os visitantes do certame experimentarem em primeira-mão. A Asus confirmou ainda que as portáteis chegam ao mercado no dia 16 de outubro, confirmando-se o lançamento em Portugal na primeira vaga.
A consola portátil conta com dois modelos, sendo a ROG Xbox Ally para jogadores menos exigentes em termos de especificações, integrando um processador AMD Ryzen Z2A, 16 GB de RAM e 512 GB para armazenamento interno. A versão Ally X conta com o Ryzen AI Z2 Extreme, com um NPU dedicado de 50 TOPS para cálculos de IA, 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.
Veja na galeria imagens da ROG Xbox Ally:
O ecrã Full HD 1080p tem uma taxa de atualização de 120 Hz, sendo igual nos dois modelos, bem como o suporte para Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4 e as dimensões de 290,8 x 121,5 x 50,7 mm. O peso é ligeiramente diferente nas duas versões: 670 gramas na Rog Xbox Ally e 715 gramas na versão Ally X. E acontece o mesmo com a autonomia: 60 Wh ou 80 Wh, nas versões base e na X.
A Asus reservou para as próximas semanas os detalhes sobre os preços e a campanha de pré-reservas. É referido que a equipa da Xbox tem vindo a trabalhar em parceria com os estúdios para testar e otimizar os milhares de jogos para PC para maior compatibilidade com o formato portátil. Para tal, e à semelhança do programa de compatibilidade do Steam Deck, os jogos que forem totalmente compatíveis com as consolas ROG Xbox Ally recebem um emblema em duas versões: Handheld Optimized quando os jogos são totalmente compatíveis e otimizados a nível de texto intuitivo, iconografia precisa, resolução adequada e entradas de comando predefinidas; o Mostrly Compatible, para aqueles que correm, embora possam ter alguns problemas de otimização ou exigir pequenas alterações nas definições do jogo para funcionar na consola.
A equipa da Xbox está também a trabalhar para oferecer um shader avançado às portáteis, permitindo que a aplicação pré-carregue os shaders durante a transferência, para que os jogos suportados corram 10 vezes mais rápidos, consumam menos bateria e sejam executados de forma mais suave pela primeira vez.
Para a Gamescom, a Xbox e a Asus têm expostas diversas demonstrações, entre eles, os jogos Balatro, Clair Obscur: Expedition 33, DOOM: The Dark Ages, Final Fantasy VII Remake Intergrade, Gears of War: Reloaded, Hogwarts Legacy, Lies of P e Roblox.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ -
Site do dia
Arquivo histórico do museu Harley-Davidson ganha mais vida com IA da Google -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários