
Está adjudicado o último lote de patentes da Nortel, empresa de telecomunicações canadiana que declarou falência em 2009. O portfólio que englobava seis mil "registos" foi arrecadado por um consórcio de empresas onde constam a Apple, Microsoft, RIM, EMC, Ericsson e Sony,
As gigantes das TIC deram 4.500 milhões de dólares pelo conjunto de patentes, onde se incluem desde sistemas de comunicação sem fios, a semiconductores. As patentes mais valiosas relacionam-se com as tecnologias de comunicação móvel 4G e com a norma LTE.
A parte da RIM no valor de compra foi de cerca de 770 milhões de dólares e a da Ericsson é de 340 milhões de dólares, anunciaram as empresas separadamente. As restantes parceiras de negócio ainda não revelaram os montantes pagos.
O leilão para a compra das patentes da Nortel atraiu o interesse de várias empresas, entre as quais o Google, que chegou a oferecer 900 milhões de dólares pelo portfólio, em Abril, e a Intel.
"O valor desta transacção não tem precedentes, assim como o interesse significativo que o portfólio gerou entre as maiores empresas do mundo", considerou George Riedel, chief strategy officer da Nortel, citado pela imprensa internacional.
A transacção está agora sujeita à aprovação pela justiça canadiana e norte-americana, que deverão reunir-se para uma decisão no próximo dia 11 de julho, segundo a Nortel.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários