Está adjudicado o último lote de patentes da Nortel, empresa de telecomunicações canadiana que declarou falência em 2009. O portfólio que englobava seis mil "registos" foi arrecadado por um consórcio de empresas onde constam a Apple, Microsoft, RIM, EMC, Ericsson e Sony,

As gigantes das TIC deram 4.500 milhões de dólares pelo conjunto de patentes, onde se incluem desde sistemas de comunicação sem fios, a semiconductores. As patentes mais valiosas relacionam-se com as tecnologias de comunicação móvel 4G e com a norma LTE.

A parte da RIM no valor de compra foi de cerca de 770 milhões de dólares e a da Ericsson é de 340 milhões de dólares, anunciaram as empresas separadamente. As restantes parceiras de negócio ainda não revelaram os montantes pagos.

O leilão para a compra das patentes da Nortel atraiu o interesse de várias empresas, entre as quais o Google, que chegou a oferecer 900 milhões de dólares pelo portfólio, em Abril, e a Intel.

"O valor desta transacção não tem precedentes, assim como o interesse significativo que o portfólio gerou entre as maiores empresas do mundo", considerou George Riedel, chief strategy officer da Nortel, citado pela imprensa internacional.

A transacção está agora sujeita à aprovação pela justiça canadiana e norte-americana, que deverão reunir-se para uma decisão no próximo dia 11 de julho, segundo a Nortel.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.