O Advanced Interactivity Consortium (AIC), resulta de uma concertação entre a Microsoft e a Toshiba, em conjunto com os estúdios e distribuidores DreamWorks, Paramount, Universal e Warner e pretende ser um fórum aberto para a promoção da interoperabilidade de conteúdos de interactividade avançada na plataforma HD-DVD. O consórcio deve ser formalizado em breve e os membros fundadores pretendem ainda alargar o número de participantes.

O Consórcio vai promover os conteúdos interactivos avançados através da implementação HDi, resultante de uma parceria anterior entre a Toshiba e a Microsoft, procurando expandir essa implementação a novos meios. Telemóveis, computadores, consolas e personal media players são alguns dos campos que o consórcio pretende explorar.

Conteúdos de Interactividade Avançada é a designação geral da camada de conteúdos interactivos presentes no formato HD-DVD e que permitem ao utilizador o acesso e navegação nos menus, opções especiais e outros extras. HDi é a marca registada da implementação da Microsoft dos Conteúdos de Interactividade Avançada, presente na drive HD-DVD da Xbox 360 e nos leitores de sala da Toshiba.

Embora a Microsoft tenha recusado um compromisso definitivo com qualquer um dos formatos de alta-definição, o anúncio deste consórcio com a Toshiba, em conjunto com a adopção de uma drive HD-DVD como opcional na Xbox360, demonstram um interesse activo da Microsoft no HD-DVD.

Notícias Relacionadas:

2007-08-21 - Paramount e DreamWorks dão exclusividade ao formato HD-DVD

2007-09-04 - Microsoft reduz preço da drive HD DVD para Xbox na Europa

2006-08-09 - Microsoft apresenta leitor de HD-DVD para Xbox como o mais barato do mercado