A Organização dos Consumidores e Utilizadores (OCU), uma instituição espanhola sem fins lucrativos, elaborou uma análise em conjunto com entidades do Grupo Euroconsumers, de Itália, Portugal e Bélgica junto de mais de quatro mil utilizadores de computadores portáteis e desktops com o objectivo de averiguar quais as marcas que mais agradam os utilizadores.



A líder nas preferências dos consumidores inquiridos, tanto em laptops como em computadores de secretária, foi a Apple. No que diz respeito a portáteis, a marca norte-americana obteve, numa escala de zero a dez, a pontuação de 9,4. O segundo posto foi ocupado pela Sony (8,7), seguido da Asus (8,2), Toshiba (8,1), Packard Bell, ADL, Dell e Acer, todas com 8 pontos. Entre as marcas menos populares ficaram a HP e Fujitsu Siemens (7,8) e a IBM (7,6).



Quanto à avaliação de marcas nos desktops, a Apple obteve 8,7 pontos. A Fujitsu Siemens fixou-se na segunda posição juntamente com a PCBox e Medion, todas com 8,3 pontos. A Dell obteve 8,1 pontos, o que lhe valeu o quinto posto.



Nos últimos lugares da tabela ficaram as marcas HP (7,6), Jump (7,5), Samsung (7,3), ADL (6,9) e IBM (6,8).



Apesar dos computadores Apple e Sony serem os mais valorizados entre os consumidores, 16 por cento dos inquiridos afirma que o seu desktop possui peças de várias marcas, 14 por cento indica que tem um computador HP e, entre os utilizadores de portáteis, seis em cada dez tem um Acer, HP ou Toshiba.



Outro aspecto destacado pela OCU é que, no entender dos consumidores, os equipamentos portáteis são mais fiáveis que os PCs de mesa. Os resultados referem que as marcas com menor número de avarias nos últimos doze meses foram a Sony, Apple, no caso dos portáteis, e Jump e Apple entre os desktops. Por sua vez, a Asus foi a marca de portáteis que apresentou mais problemas.



No que diz respeito à autonomia das baterias, a análise mostrou algumas diferenças entre marcas: desde a média de mais de três horas apresentada pela Apple, para as menos de duas horas de um Packard Bell.



Quanto ao sistema operativo utilizado, a maioria dos inquiridos indica que tem instalado o Windows XP. No entanto, isto implica que o utilizador deve ter um computador minimamente rápido e potente, o que nem sempre acontece já que 28 por cento dos PCs e 23 por cento dos portáteis não superam os 512MB de RAM que a OCU considera básico para poder trabalhar de forma fluida com as suites de produtividade, mas incapazes de suportar jogos e aplicações multimédia pesadas.



Por fim, quando questionados quanto à fonte de informação escolhida na hora de pesquisar sobre um computador, 70 por cento dos inquiridos referiram que se dirigiram às lojas da especialidade. Quanto a informa-se acerca de determinada marca, os utilizadores referiram que preferem consultar a opinião de amigos, familiares ou procurar informação na Internet ao invés de consultar um vendedor de uma loja especializada.




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