A Google está a desenvolver novas formas de os utilizadores interagirem com os equipamentos eletrónicos. Depois de ter incluído a tecnologia Motion Sense do Projeto Soli no Pixel 4, a gigante de Mountain View está a testar a I/O Braid: um cabo feito com tecido inteligente que permite ao controlar um gadget, como um smartphone,  “à distância” através de sequências de toques.

A empresa explica que o cabo recorre a uma tecnologia chamada helical sensing matrix para registar as “ordens” de quem a usa. A I/O Braid é composta por uma série de fios condutores sensíveis que são capazes de identificar os diferentes tipos de toques. O cabo inclui também fios de fibra óptica que se iluminam consoante o tipo de interação.

Funcionamento da I/O Braid da Google Funcionamento da I/O Braid da Google
créditos: Google

Por trás da I/O Braid está uma inteligência artificial que permite distinguir diferentes sequências ou tipos de toques. A IA conta com uma base de dados recolhidos através de experiências com voluntários. A Google afirma que a tecnologia consegue fazer distinções com uma precisão de 94%.

Para já, o projeto da I/O Braid ainda está em fase de desenvolvimento inicial. No entanto, a Google indica que a tecnologia poderá ser facilmente integrada em variados produtos eletrónicos. Por exemplo, a I/O Braid pode ser utilizada para controlar colunas inteligentes ou incluída numa peça de roupa, permitindo ao utilizador ligá-la ao smartphone e definir o que quer ouvir.

Funcionamento da I/O Braid da Google Funcionamento da I/O Braid da Google
créditos: Google
Google e Levi’s apresentam o Jacquard, um casaco inteligente que interage com gadgets
Google e Levi’s apresentam o Jacquard, um casaco inteligente que interage com gadgets
Ver artigo

Os tecidos inteligentes não são uma novidade para a Google. Na edição de 2016 do I/O, a empresa apresentou o Jacquard Jacket: um casaco de ganga com um sensor que permite controlar várias aplicações móveis.

A peça nasceu de uma colaboração com a Levi’s em 2015. À primeira vista o casaco é semelhante a tantos outros feitos pela Levi's, mas através de um sensor de pulso desenhado para parecer um botão, é possível obter direções diretamente das aplicações de navegação, controlar a música ou atender e rejeitar chamadas com uma sequência pré-definida de toques.