Ainda ontem a Microsoft tinha anunciado o Microsoft 365 Copilot Chat para as empresas, um modelo de utilização gratuito das ferramentas básicas de IA com "pagamento por uso" dos agentes. A ideia é que as organizações possam ter todas as equipas a usar o Copilot, sem terem de fazer um pagamento adicional de 28 euros por mês, por utilizador. Mantém-se a versão "premium" mas o objetivo é simplificar o acesso.
Agora a empresa está também a alargar a utilização do Copilot aos pacotes de consumo, o Microsoft 365 Pessoal e Familiar, antes conhecido como Office 365. Este era um passo que faltava para chegar a um mercado mais amplo com o assistente de inteligência artificial.
Bryan Rognier, vice presidente do Microsoft 365 para a área de consumo, lembra que o pacote de produtividade está disponível para utilizadores individuais e famílias, com até seis utilizadores, há mais de 12 anos e que agora o Copilot fica integrado em várias apps do Microsoft 365. Até agora, os consumidores individuais só podiam usar o Copilot Pro, uma assinatura adicional que custava 22 euros por mês.
Hoje a integração da Inteligência Artificial nos pacotes "normais" fica completa. "A maior parte dos nossos 84 milhões de consumidores vão ter acesso ao Copilot no Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Microsoft 365 Copilot", explica Bryan Rognier.
O Microsoft 365 Pessoal e Familiar vai custar mais 3 euros por mês, passando a 10 euros ou 13 euros conforme a opção, mas ainda assim há limites a aplicar a algumas ferramentas. O Designer, por exemplo, que faz agora parte do pacote 365, mantém a lógica de "créditos" mensais, mas só está disponível para o "dono" da conta.
Os atuais utilizadores do pacote Microsoft 365 de consumo só terão atualização de preço na renovação da subscrição e podem optar por não ter Copilot, mudando para uma das novas assinaturas do plano básico, pagando 2 euros por mês, ou o novo Microsoft 365 Pessoal e Familiar Clássico.
O Copilot Pro para consumidores vai continuar a existir, tal como acontece com o Microsoft 365 Copilot, a oferta para empresas e organizações para todas as dimensões.
Produtividade, criatividade e ajuda com as tarefas domésticas
Bryan Rognier partilhou vários exemplos de utilização do Microsoft 365 com a integração do Copilot para tornar a via mais fácil, e divertida. Entre eles estão sugestões para preparar as refeições da semana no Word, partilhando as preferências de dieta e apresentação e recebendo de volta as receitas.
No Excel pode ter ajuda do Copilot para o orçamento familiar, ou preparar uma apresentação sobre as férias de Inverno no PowerPoint, reunindo as melhores fotografias e conseguindo uma narrativa mais fluída. A Inteligência Artificial também pode ajudar na sumarização de emails do Outlook ou com uma lista de objetivos para 2025 no OneNote.
Quem não quiser usar o Copilot nos pacotes de consumo pode mudar o plano de assinatura para um dos novos planos básicos ou o Microsoft 365 Pessoal e Familiar Clássico. É ainda possível gerir quem pode ou não ter acesso à experiência de IA nas aplicações, o que pode ser útil em alguns cenários.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários