Os principais anúncios foram feitos por Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, no palco do Microsoft Build, que começou no dia 21 e termina hoje, 23 de maio. Mas foi Jared Spataro, responsável pela área de AI at Work, que partilhou os detalhes do Team Copilot e desenvolvimentos no assistente inteligente que se torna agora um “membro da equipa”.
Desde que anunciou o Copilot no início do ano passado, a Microsoft tem continuado a desenvolver a tecnologia e a integrá-la nos vários pacotes de aplicações, mas a lógica tem sido de um “assistente pessoal”, com ajuda em várias tarefas. Agora o Team Copilot muda o conceito e cria um assistente para a equipa, que pode integrar um grupo de trabalho, um departamento ou ajudar a tomar conta de toda a empresa.
Entre os exemplos que a Microsoft mostrou estão a possibilidade do Team Copilot ser um facilitador das reuniões, gerindo a agenda, o tempo e tomando notas, mas também servindo como moderador nos chats do Teams, sumarizando a Informação importante e respondendo a questões da equipa. “Pode funcionar como um gestor de projeto para garantir que se cumpre o planeamento e notificar a equipa para partilhar informação”, explica.
As primeiras implementações vão avançar mais tarde este ano com a licença Copilot para Microsoft 365 com mais experiências à medida que a empresa afina a nova ase de evolução da Inteligência Artificial.
Outro dos anúncios relevantes no Build foi a disponibilização do novo modelo multimodal da OpenAI, o GPT-4o, no Azure AI Studio e como API, adicionando inteligência e a capacidade de interpretar imagens e áudio que pode ser usada nas experiências de IA. O modelo Phi-3 vision, que oi desenvolvido pela Microsoft e se enquadra na família de pequenos modelos de linguagem (SLMs na sigla em inglês), também está agora no Azure e tem a capacidade de aceitar inputs de imagem e texto e dar resposta. Ambos podem ser experimentados no Azure AI Playground e os programadores podem começar a construir e adaptar os seus modelos no Azure AI Studio.
Veja o vídeo sobre as funcionalidades do Team Copilot
Grande parte das novidades no Build foram naturalmente dedicadas aos programadores e a Microsoft explicou que no último ano já adicionou mais de 150 atualizações ao Copilot, e que desenvolveu o Copilot stack que junta os vários desenvolvimentos e permite a criação de novos copilotos.
O GitHub Copilot já conta com mais de 1,8 milhões de assinantes pagos e a empresa diz que é a ferramenta de desenvolvimento de IA mais utilizada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários