Depois dos rumores, a confirmação oficial chegou pela Valve de que Counter-Strike 2 está mesmo em produção, ou melhor, a versão beta fechada já está disponível. “O Counter‑Strike 2 representa o maior avanço técnico na história do Counter‑Strike, garantindo novas funcionalidades e atualizações durante muitos anos”, pode ler-se no website oficial.

A versão final do jogo está previsto para o verão, depois dos testes fechados por um grupo de jogadores selecionados pela editora, com o objetivo de identificar e corrigir os problemas do jogo. E espera revelar todas as novidades nos próximos meses até ao seu lançamento. O melhor é que esta versão funcionará como uma atualização gratuita para CS: GO.

O jogo é alimentado pelo novo motor Source 2, aplicando uma camada visual mais atualizada aos mapas clássicos que os fãs conhecem do jogo competitivo. Um dos destaques é o seu sistema de fumo volumétrico mais natural e dinâmico, que interagem com o ambiente e reagem à iluminação, aos disparos das armas e explosões.

Veja na galeria imagens de Counter-Strike 2:

Este pretende ser um elemento essencial às estratégias competitivas, como até aqui. A editora diz que o novo sistema cria novas oportunidades, permitindo utilizar as balas e granadas para o dispersar e expandir a respetiva oclusão dos jogadores por breves instantes. O novo sistema de fumo vai poder escapar por portas abertas e janelas partidas, subir e descer pelas escadas, expandir-se em corredores longos e até combinar-se com outras fontes de fumo.

O chamado tickrate, a forma como os servidores avaliam o estado das partidas em intervalos de tempo, estes são agora geridos em tempo real. A nova arquitetura permite aos servidores registar o momento exato em que um movimento é iniciado, uma bala disparada ou uma granada lançada.

O Source 2 permitiu à equipa de produção reproduzir todos os mapas de raiz, introduzindo novas ferramentas e funcionalidades de reder. Dando o exemplo do mapa Overpass, a sua arquitetura e design é o mesmo, mas com uma atualização gráfica moderna, maior detalhe das texturas, sombras dinâmicas, iluminação, além de obviamente uma maior performance geral do jogo. A física dos materiais será mais realística, abrindo novas oportunidades táticas.

Veja no vídeo algumas novidades de Counter-Strike 2:

Por outro lado, as ferramentas do Source 2 vão estar também à disposição da comunidade e criadores de mapas. É possível criar, experimentar e interagir. A Valve diz que o Workshop de itens será lançado um pouco mais tarde para teste.

Obviamente que os itens cosméticos, como as armas e equipamentos que os jogadores colecionaram ao longo dos anos, muitos deles com elevados valores nos mercados de itens, vão manter-se, mas ao mesmo tempo atualizados com modelos de alta-resolução. Muitas skins vão ficar ainda mais salientadas.

Por fim, a Valve diz que melhorou a interface do jogo, tendo sido remodelado, com efeitos especiais, ajudando a comunicar as informações importantes da partida.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.