Com a chegada do Windows Vista as fabricantes de produtos de entretenimento digital vêem-se obrigadas a reformular os suportes oferecidos até aqui, adaptando-os às novas necessidades impostas pelo sistema operativo. A Creative já anunciou quais os produtos compatíveis com o novo software, através de controladores dedicados ou de origem.



Entre a oferta de leitores de MP3 a empresa destaca os dispositivos ZEN Vision:M, ZEN V Plus, ZEN V, ZEN Vision W, ZEN Vision, ZEN Nano Plus, ZEN MicroPhoto, ZEN Sleek Photo, ZEN Micro, ZEN Sleek, ZEN Xtra, ZEN Touch, MuVo2 e todas as versões da linha MuVo como os que dispõem de suporte Vista. Estes aparelhos são também compatíveis com o Windows Media Player 11 ou com o Creative MediaSource. Para a versão standard deste último, a Creative colocou uma actualização online, de forma a compatibilizar os sistemas.



No que diz respeito a placas de som, as séries Sound Blaster X-Fi, Sound Blaster Audigy, Audigy 2, Audigy 2 ZS, Audigy 2 ZS Notebook, Audigy 4, Audigy SE, Audigy LS e Live! 24 bit já têm novos controladores, disponíveis para descarga online. Em comunicado, a empresa salienta que "conjunto USB Sound Blaster, incluindo Sound Blaster Live! 24-bit, MP3+, Connect e Surround 5.1 também vão ser suportados", enquanto que, "a Xmod USB da Creative oferece suporte nativo ao Vista".



Uma vez que o Windows Vista não possui suporte áudio multi-canal através do DirectX ao nível de jogos, a fabricante desenvolveu a Creative Alchemy. Esta aplicação é gratuita e converte o DirectSound 3D e EAX em ligações OpenAL, o que permite que os jogadores que utilizem as placas X-Fi possam desfrutar com o Vista da mesma qualidade de áudio multi-canal que tinham com o Windows XP.



Por fim, no que diz respeito a webcams, a Creative disponibiliza no seu site controladores para download que permitem o suporte às câmaras Live! Cam Voice, Live! Cam Video IM e IM Pro, Live! Cam Vista IM e Live! Cam Notebook Pro. A Live! Cam Optia oferece suporte nativo ao Vista.



É de salientar que no início deste mês a Apple alertou os utilizadores para a existência de uma incompatibilidade entre o Windows Vista e a loja online iTunes. Na altura a empresa de Steve Jobs recomendou que não fosse utilizado o novo sistema operativo até estarem resolvidos alguns problemas detectados pela companhia.



Como consequência da incompatibilidade, os utilizadores podem não conseguir ler as músicas ou vídeos comprados na loja digital online e poderão sentir dificuldades ao nível da sincronização de contactos e do calendário.



A Microsoft comentou o anúncio da Apple lembrando os trabalhos conjuntos com parceiros para a compatibilização de sistemas foi uma constante durante os processos de desenvolvimento do novo software. Entre os fabricantes que trabalharam com a software house inclui-se a Apple sendo por isso de estranhar a existência de problemas de compatibilidade.

Notícias Relacionadas:

2007-02-06 - Apple reconhece problemas de compatibilidade entre iTunes e Windows Vista