Lançado em 2007, o Galaxy Zoo é um projeto online de ciência cidadã que dá a pessoas de todo o mundo a possibilidade de ajudarem astrónomos a classificarem galáxias. A iniciativa continua a ser atualizada e, ainda esta semana, recebeu um novo conjunto de imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb.
Ainda no ano passado, o projeto já tinha recebido imagens do telescópio Euclid. Como explica a NASA, as classificações feitas através do projeto vão ajudar os cientistas a responder a questões acerca da forma como as galáxias evoluem, o que causou essas mudanças e por que motivos aconteceram.
Ao entrar na plataforma do projeto, chamada Zooniverse, pode logo começar a analisar imagens captadas pelo James Webb. Em cada uma delas terá de responder a um conjunto de questões simples, como "Esta galáxia é redonda?" ou "Há sinais de braços em espiral?”.
Além da inclusão de novos dados registados pelo telescópio James Webb, a plataforma recebe também mais uma novidade. A equipa do projeto integrou o ZooBot, um algoritmo de inteligência artificial que analisa as imagens e identifica as mais fáceis de classificar, em particular, nos casos em que já existem fotografias anteriores captadas pelo Hubble.
Quando o ZooBot não tem a certeza se a classificação de uma determinada galáxia está correta, o algoritmo apresenta-a aos utilizadores do Galaxy Zoo. Tendo em conta o feedback dado por humanos, o ZooBot continuará a aprender e a melhorar o seu desempenho, indica a NASA.
Clique nas imagens para ver mais imagens captadas pelo telescópio James Webb
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários