A Critical Software o e Instituto das Telecomunicações vão desenvolver uma tecnologia que permitirá a identificação e classificação de navios "através de uma nova geração de imagens de satélite de alta resolução", explicam as entidades em comunicado.
O projecto servirá para criar novos mecanismos de controlo da fronteira externa da união Europeia, no âmbito das atribuições da Agência Europeia de
controlo das fronteiras, a FRONTEX. A parceria público/privado é financiada pela Agência da Inovação "com o propósito de potenciar a colaboração existente entre as instituições e a indústria portuguesa no campo estratégico da detecção remota com imagens de satélite", acrescenta o comunicado.
A Critical Software explica que já existem alguns serviços de controlo marítimo baseados em dados de satélite, mas acrescenta que ainda não permitem uma detecção de grande qualidade sobre dimensão e características dos navios.
O sistema que a empresa de Coimbra vai desenvolver em parceria com o Instituto de Telecomunicações irá recorrer ao satélite TerraSAR-X que "suporta um sensor SAR de elevada potência, capaz de uma resolução espacial sem precedentes".
Notícias Relacionadas:
2007-01-29 - Empresa do grupo Critical Software nomeada para o Prémio Europeu TIC
2006-12-06 - Ydreams, Critical Software, InfoPortugal e LusoSpace na mira da Google
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários