Depois do discurso de Steve Jobs durante a WWDC de São Francisco, anunciando o lançamento dos novos PowerMac baseados no processador PowerPC 970 ou G5 da IBM, em que o director executivo da Apple afirmou se tratarem dos computadores pessoais mais rápidos do mundo, surgiram várias críticas aos resultados dos testes de benchmark citados pela companhia por parte de sites informativos e de analistas.

Segundo estes, tudo leva a crer que o sistema Mac sujeito aos testes sofreu alterações para melhorar o seu desempenho para além do que é passível de ser obtido por um utilizador comum no seu dia a dia. Para além disso, foram também desligadas funcionalidades essenciais dos sistemas rivais de forma a oferecerem um desempenho inferior ao obtido pelo utilizador comum.

Os testes foram encomendados pela Apple à VeriTest. Os benchmarks empregues foram o SPEC CPU 2000 Integer e testes de vírgula flutuante. A Apple solicitou à VeriTest que comparasse um PowerMac G5 de processador duplo de 2 GHz com uma estação de trabalho Dell Precision 650 com dois CPUs Intel Xeon de 3,06 GHz e um PC Dell Dimension 8300 baseado num Pentium 4 de 3 GHz. As máquinas da Dell tinham instalado o Red Hat Linux 9.0 e o G5 o Mac OS X 10.2.7. O software de testes foi compilado empregando o GCC 3.3 e o NAGware Fortran 95.

A VeriTest registou uma pontuação baseada no standard SPECint de 800, 889 e 836 para o G5, o Dimension 8300 e o Precision 650, respectivamente. A pontuação baseada no SPECfp foi de 840, 693 e 646, respectivamente, levando a crer, de acordo com a Apple, que o G5 ultrapassou o desempenho das outras máquinas.

Mas, ao consultar a documentação da VeriTest pode-se ler que a companhia alterou aparentemente o G5 para aumentar o seu desempenho, tendo ainda supostamente desligado algumas funcionalidades das máquinas com processadores Dell, como a tecnologia Hyperthreading, que poderiam resultar numa melhoria da sua performance.

Por outro lado, outros dados publicados no site da própria SPEC apontam que os resultados correspondentes fornecidos pela Dell para o SPECint e o SPECfp para o Precision 650 são de 1089 e 1053. Contudo, não estão disponíveis as pontuações para o Dimension 8300.

A Apple já defendeu os seus testes comparativo entre os computadores da Dell e o seu PowerMac G5, afirmando que foram perfeitamente justos e válidos. Em vez de ter ajustado as máquinas Intel para obterem uma pontuação inferior, a VeriTest optou por escolher configurações que melhoraram os seus resultados, afirmou terça-feira Greg Joswiak, vice-presidente da Apple para marketing de produtos de hardware, numa entrevista ao site Slashdot.

A comprová-lo está um relatório disponível no site da Dell que afirma que a tecnologia Hyperthreading apenas beneficia aplicações de servidores, sendo menos adequada a aplicações intensivas em termos computacionais. Como exemplo desse tipo de aplicação, cita o SPEC CPU 2000, referindo que se descobriu "uma diminuição de seis a nove por cento no desempenho do sistema nos testes de velocidade CPU 2000 e um decréscimo de 27 a 37 por cento nos testes gerais CPU 2000" com a Hyperthreading ligada.

Greg Joswiak afirmou ainda que os testes realizados pela VeriTest empregaram o motor SSE3 SIMD do Pentium 4 para operações de vírgula flutuante. Na sua opinião, as máquinas Dell poderiam ter tido melhores resultados se a companhia tivesse utilizado os próprios compiladores da Intel em vez do GCC 3.3, embora, da mesma forma, o G5 teria tido mais pontos se a Apple tivesse oferecido compiladores alternativos para processadores PowerPC. A VeriTest afirma ter empregue o GCC em ambas as plataformas para oferecer as condições mais próximas possíveis entre os computadores.

Aquele responsável da Apple prometeu ainda que as modificações introduzidas no processador PowerPC 970 dos novos PowerMac irão ser integradas nos sistemas comercializados, de forma a que os testes representem melhor a experiência que o utilizador comum irá obter.

Notícias Relacionadas:
2003-06-24 - Apple lança PowerMac G5 de 64 bits e velocidade de relógio de 2 GHz
2002-10-14 - Novo processador de 64 bits da IBM poderá ser utilizado em computadores Mac pela Apple

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.