No meio de tantos emails de felicitações da quadra natalícia, é preciso ter atenção a certas mensagens de phishing para roubar credenciais de autenticação a serviços como o Netflix e Spotify. A FTC (Federal Trade Commission) lançou o aviso de que estão a circular mensagens via email falsas em nome da Netflix, a pedir aos utilizadores para atualizarem os seus dados, devido a problemas na faturação do serviço. Ao clicar no respetivo botão será transportado para uma página falsa, e no caso de fazer log in, estará a fornecer os dados pessoais aos hackers.

Para além de ter acesso à conta, os piratas tentam utilizar os dados em outros serviços como o Spotify, na esperança que as credenciais sejam as mesmas. Segundo a FTC, o aviso surgiu da polícia de Ohio, nos Estados Unidos, mas a mensagem tem vocabulário britânico, o que significa que o esquema possa estar a operar igualmente na Europa.

tek netflix

As entidades referem que os dados de autenticação de plataformas como o Spotify e Netflix podem ser vendidos no mercado negro. Os utilizadores devem sempre verificar com atenção os endereços de email de origem e se estes têm o domínio correto. No caso da Netflix, caso tenha recebido algum mail suspeito, reenvie para o endereço do serviço de fraude da plataforma (phishing@netflix.com).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.