O Cue 3, robot criado pela Toyota para jogar basquetebol, fez uma demonstração das suas capacidades num pavilhão em Tóquio. O robot com forma humana, de 2,07 metros, utiliza sensores para calcular uma imagem tridimensional do cesto, ajustando depois os mecanismos presentes nos seus braços e pernas para realizar o lançamento com o ângulo e impulsão adequados.
Por enquanto, o Cue 3 ainda não é capaz de driblar ou afundar, mas mostrou ser bastante eficiente em lançamentos triplos. Na demonstração conseguiu um rácio de cinco triplos bem sucedidos em oito tentativas, que os engenheiros dizem estar abaixo da sua eficácia habitual.
No entanto, a Toyota desvaloriza a aplicação prática que esta tecnologia poderá vir a ter. De acordo com a Associated Press News, a empresa japonesa está mais interessada em usar robots como o Cue 3 como um fator de motivação para os seus engenheiros, deixando-os abertos a novas ideias e desafios.
Por outro lado, a empresa japonesa também tem estado envolvida em projetos de robótica com outro tipo de utilidade prática, como o que consiste em desenvolver robots para ajudar enfermeiros em hospitais.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários