A startup Daylight, localizada na Califórnia, lançou aquele que diz ser o primeiro tablet do mundo com um ecrã que simula o papel a 60 FPS, além de anular por completo a luz azul típica dos equipamentos, que são nocivas aos olhos. O modelo DC-1 é um tablet que pode ser utilizado como um portátil através de um teclado amovível que se transforma num tablet, ideal para utilizar no exterior para ler um livro digital ou outros conteúdos.
A empresa refere que se trata de uma tecnologia de ecrã tipo E-Ink, mas com melhor desempenho no que diz respeito ao efeito suave de scroll pelas páginas, mas também nas interações com todas as aplicações instaladas. “Nós redefinimos aquilo que os ecrãs semelhantes ao papel podem fazer, para que se foque sem compromissos”, diz a Daylight na descrição do produto.
Veja na galeria imagens do Daylight DC-1:
O ecrã de 10,5 polegadas tem a capacidade para imagens a 60 FPS, sem efeitos de ghosting e uma resolução de 1600x1200. Este tem capacidade tátil, tecnologia Live Paper com um comportamento semelhante ao papel. Pode ainda optar por um sistema de retroiluminação em tons de âmbar.
O modelo inclui uma caneta digital Wacom EMR, para que os utilizadores sintam como se estivessem a escrever no papel. Tem um acabamento em matte e uma superfície texturada para uma experiência tátil de escrita mais natural, sem brilhos.
O equipamento tem um processador MediaTek Helio G99, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A bateria oferece uma capacidade de 8.000 mAh. Para reduzir os efeitos nocivos nos olhos, o computador utiliza uma tecnologia de escurecimento sem tremer. Os botões laterais podem ser configurados para acessos rápidos ou mudanças de página.
Outro ponto a destacar é o sistema operativo Sol:OS, baseado em Android 13, criado para reduzir as distrações. A startup diz que apenas inclui as ferramentas que os utilizadores realmente necessitam, sendo intencionalmente simplista. A interface é limpa e intuitiva para manter o utilizador focado nas suas tarefas ou para ler um livro sem se distrair. A navegação pelas páginas dos livros digitais ou documentos em PDF tem um comportamento semelhante a um livro real.
E os utilizadores podem aceder aos seus serviços de cloud para ter acesso aos conteúdos que necessite. Aplicações como o Spotify e o ChatGPT são alguns exemplos das apps que pode utilizar neste computador.
A Daylight vai também criar um portátil baseado na mesma tecnologia do ecrã. Para já, o Founder’s Edition pode ser encomendado no website oficial por 729 dólares. Atualmente só consegue entregar no final de novembro, naquela que é a quinta produção. Todas as anteriores estão esgotadas, começando a ser entregues a partir de 4 de julho aos que conseguirem encomendar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários