Embora, nos armazéns automatizados, as operações de elevação sejam realizadas por robots ou empilhadoras, existem certas atividades que, dada a sua complexidade, apenas podem ser feitas por humanos. A pensar no nível de esforço exigido a quem trabalha nesta área, a DB Schenker, anunciou, em comunicado à imprensa, que conseguiu testar, com sucesso, um projeto de exosqueletos que promete melhorar a ergonomia dos trabalhadores.

Para a empresa alemã de gestão e logística na cadeia de abastecimento, o desenvolvimento e implementação de dispositivos tecnológicos inteligentes não é uma novidade. Anteriormente, tinha dado a conhecer ao setor da logística industrial a ProGlove, uma luva que permite digitalizar os códigos de barras de produtos em armazém.

Os dispositivos tecnológicos desenvolvidos pela empresa são estruturas de suporte electromecânicos que são transportadas com o corpo. Além de permitirem apoiar os movimentos feitos pelos trabalhadores, protegendo as vértebras lombares e os músculos das costas, o uso de exoesqueletos pode prevenir doenças causadas por esforços repetidos e acidentes que podem vir a incapacitar os colaboradores.

Após ter desenvolvido o projeto com base no estudo da tecnologia na área da logística na indústria, a empresa alemã começou por testá-lo em armazéns. Equipados com exoesqueletos, os trabalhadores conseguiram movimentar embalagens até 15 quilogramas, sendo apoiados pelo equipamento nas suas funções.

O projeto de teste dos exoesqueletos contou ainda com a participação de 20 estudantes universitários como parte de um programa de verão, da Universidade de Dortmund, na Alemanha.

Para já, apesar do sucesso dos testes, a tecnologia continua ainda em fase de desenvolvimento, sendo que ainda não tem uma data prevista de chegada aos armazéns do mundo. “Nos próximos meses, analisaremos os resultados do estudo em profundidade e verificaremos se os exoesqueletos serão definitivamente incluídos na área de otimização de processos da DB Schenker”, indicou Gerald Mueller, chefe de Gestão de Processos e Eficiência da empresa, num comunicado à imprensa.