Começa hoje a Defcon, uma das maiores reuniões de hackers que se assume como uma convenção de importância mundial na área de segurança informática. Já na 10ª edição, a Defcon está marcada para o hotel Alexis Parque, em Los Angels e vai contar com seminários, apresentação de novas ferramentas desenvolvidas pelos participantes, debates, demonstrações e muita animação, à semelhança de anos anteriores onde normalmente se misturam novas ideias, muitas palestras e igual proporção de divertimento.



Os painéis deste ano são compostos por temas como as fraquezas das wireless lan; depois do Napster - a ascensão dos sistemas per-to-per e Código penal para o ciberespaço, entre outros.



Na parte lúdica, paralela aos seminários e a estender-se pela noite dentro, há a possibilidade de participar em concursos de fotografias, jogos de hacking, Guerra de Café, espectáculos, cinema, concursos de logótipos, exibição de filmes, etc.



Um dos concursos desta décima edição será a tecnologia Wi-Fi. Os participantes interessados vão tentar bater o recorde, registado no Guiness Book, da maior distância alcançada numa comunicação utilizando esta tecnologia.



O recente conhecimento de uma série de vulnerabilidades críticas e disseminadas em grande número de sistemas operativos e equipamentos de rede faz com que os especialistas de segurança estejam mais preocupados com esta convenção. Se por um lado uns acreditam que na Defcon os hackers podem trocar informação e até combinar estratégias de ataque, outros pensam que esta reunião fará com que não tenham tempo de explorar as vulnerabilidades mais recentes.


Notícias Relacionadas:

2003-07-31 - Vulnerabilidades já solucionadas podem manter-se como ameaças à segurança informática
2001-07-16 - Hackers reuniram-se na nona convenção DefCon em Las Vegas