Numa página dedicada ao sistema operativo de código aberto Ubuntu a Dell faz comparações entre a opção gratuita e o Windows, para elencar um conjunto de vantagens à plataforma de código aberto. Na página são descritas 10 coisas que o utilizador deve saber sobre o Ubuntu, a opção da Dell nos computadores que comercializa com software open source.




"Estável, seguro e fácil" de usar são alguns dos atributos endereçados ao Ubuntu, que também é descrito como um sistema operativo vocacionado para o acesso à Internet. Num dos pontos do guia a Dell considera claramente o Ubuntu mais seguro que o Windows e explica porquê. "A grande maioria dos vírus e do spyware criado por hackers não foi desenhado para atacar Linux".


A fabricante, que começa a integrar a mais recente versão do Ubuntu nos seus PCs a partir deste verão, sublinha ainda o facto do Linux estar no mercado há 20 anos, período de tempo que lhe garantiu a evolução para se transformar numa alternativa estável, que é hoje "usada em computadores de todas as dimensões, desde os maiores aos mais pequenos".




A Dell vende computadores com Ubuntu desde 2007, informação que também partilha nesta página criada para ajudar a desmistificar dúvidas em relação ao software de código aberto e às alternativas ao Windows, que continua a manter uma liderança forte, sobretudo no mercado de consumo.




As principais funcionalidades do Ubuntu, na mais recente versão 10.04, são alinhadas pela Dell num gráfico de fácil leitura.

[caption]BLA[/caption]

Bem como uma comparação entre Windows e Ubuntu, onde são colocadas frente-a-frente as principais características de um e outro sistema, a partir de um conjunto de pontos que resumem algumas das mais populares características de qualquer sistema operativo.

[caption]BLA[/caption]