A Dell informou que vai voltar a disponibilizar computadores equipados com a versão anterior do sistema operativo da Microsoft, o Windows XP, em detrimento do Vista.



Esta decisão é o resultado das respostas enviadas por vários utilizadores através do programa IdeaStorm, lançado pela empresa. Através desta iniciativa os clientes da Dell podem expressar as suas opiniões e dar ideias acerca dos melhoramentos que querem ver nos produtos fabricados pela companhia. O resultado foi "um pedido claro para o regresso do Windows XP", diz a Dell, citada pela imprensa norte-americana.



A fabricante admite que serão disponibilizadas as versões Home e Professional em quatro modelos de portáteis Inspiron e em duas versões da gama de desktops Dimension.



De acordo com a opinião de Richard Shim, analista da IDC, este recuo poderá pôr em causa a credibilidade do Windows Vista junto dos consumidores.



Desde a altura do lançamento do Windows Vista, em Janeiro, que a maior parte dos fabricantes incluem o novo sistema operativo nos computadores que produzem.



Paralelamente, a Dell anunciou há poucas semanas que se estava a preparar para começar a vender computadores com sistema operativo Linux, uma consequência dos mais de 100 mil pedidos recebidos através do programa acima referido.



Notícias Relacionadas:

2007-04-02 - Dell confirma venda de computadores com Linux pré-instalado

2007-02-01 - Michael Dell regressa à presidência da empresa que fundou