A IBM está a preparar a organização de mais uma edição do Linux Scholar Challenge, a terceira desde que em 2001 lançou a iniciativa internacional que pretende familiarizar os estudantes do ensino superior com aquele sistema operativo e com o software open-source.



As inscrições poderão ser feitas na Internet em www.ibm.com/university/linuxchallenge até ao próximo dia 31 de Outubro, quando o prazo de recepção de trabalhos termina no dia 13 de Dezembro de 2004.



Neste concurso, os estudantes são convidados a apresentar um projecto Linux - em alternativa, é possível seleccionar um projecto a partir de uma lista de exemplos disponível na página do evento - que vise a melhoria da utilização deste sistema operativo ou com o objectivo de desenvolver uma aplicação ou ferramenta para este ambiente. Os participantes deverão descrever os seus objectivos, metodologia, pesquisa e resultados e submeter os projectos para apreciação.



Como é habitual, a avaliação será feita por um painel de especialistas da IBM, "sendo a decisão tomada com base na criatividade, perfeição, clareza e resultados dos projectos", explica a fabricante. Serão seleccionados como vencedores os vinte melhores trabalhos e os resultados serão anunciados a 21 de Janeiro de 2005.



Ao concorrerem a esta iniciativa os participantes habilitam-se a ganhar computadores portáteis IBM com Linux, da linha ThinkPad T-Series, no valor aproximado de 2.500 dólares. A concurso existem igualmente três vagas num estágio a decorrer no Verão de 2005 num Centro de Tecnologia Linux da IBM.



A instituição de ensino que registar um maior número de inscrições de alunos irá receber um cluster IBM 1350, com 16 nós, dual Opteron e325, baseado em Linux, no valor aproximado de 150.000 dólares.



Segundo informação da fabricante, a primeira edição IBM Linux Scholar Challenge, em 2001, contou com um total de 39 inscrições provenientes de Portugal - o terceiro maior número de inscrições da Europa e o sétimo maior do mundo - e entre os vencedores encontrava-se um estudante português. Em 2002, Portugal foi segundo da Europa no que respeita ao número de projectos apresentados.



Notícias Relacionadas:

2002-09-22 - IBM anuncia segunda edição de desafio académico Linux

2001-09-21 - IBM lança desafio escolar Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.