A Fujitsu-Siemens lançou recentemente o DeskView, uma nova versão do seu software de administração de redes, permitindo controlar centenas de notebooks, PCs e estações de trabalho interligados.



"Graças ao seu conceito modular e extraordinária facilidade de utilização, o DeskView 5.10 é particularmente indicado para ir de encontro às necessidades das pequenas e médias empresas", refere o comunicado oficial divulgado pela empresa.



O DeskView 5.10 é um conjunto de ferramentas inteligentes de administração concebidas para suporta a gestão de computadores clientes remotos, responder às necessidades dos administradores de tecnologias da informação e reduzir o Total Cust of Ownership (TCO - custo total de aquisição) de ambientes em rede.



Entre o conjunto de funcionalidades oferecidas pelo software da Fujitsu-Siemens, contam-se a administração pro-activa de serviços através da emissão de alarmes relativos a danos ocorridos nas drives de discos rígidos com interface de hardware IDE (Integrated Drive Electronics), baterias, ventoínhas e a situações como o fim do contrato de concessão; monitorização permanente da temperatura; emissão de alarme, no caso de a caixa do computador ter sido aberta; disponibilização de informação sobre bancos de memória livres e módulos apropriados.



Outras das características do DeskView é que permite seleccionar e modificar as configurações da BIOS através da rede, pode reinicializar à distância o computador-cliente através de alertas emitidos numa rede local, e apoiar a administração quiotidiana de activos e actualizar a BIOS.



Para além de se basear no padrão WfM 2.0 - Wired for Management -, a nova versão deste programa de administração remota de computadores suporta também os protocolos WMI 1.5 - Windows Management Instrumentation, um interface de programação no Windows 98 e 2000 que permite que sistemas informáticos e dispositivos de rede sejam configurados e administrados -, DMI 2.0 - Desktop Management Interface, um sistema de administração para PCs concebidos pela Distributed Managemente Task Force - , SNMP - Simple Network Management Protocol, um protocolo bastante utilizado para a monitorização e controlo de redes - e TCP/IP, podendo por isso ser facilmente integrado num software de administração de sistemas mais complexo.



De forma a simplificar a instalação do DeskView nos sistemas operativos actuais da Microsoft, a Fujitsu Siemens disponibilizam um programa intuitivo de instalação. O DeskView permite efectuar configurações padronizadas apropriadas para o hardware instalado. Ao mesmo tempo, o seu conceito modular oferece a hipótese de seleccionar e instalar módulos, mantendo em conta as necessidades individuais. A instalação é efectuada através de um interface gráfico user-friendly para a selecção dos módulos necessários.



Este software de administração de redes também suporta o modo de instalação isolado, através da criação de um ficheiro de controlo que pode ser facilmente distribuído aos computadores-clientes através da rede.


Notícias Relacionadas:

2001-09-13 - Novo NetWare 6 da Novell aposta na compatibilidade

2001-01-18 - Caldera lança solução de gestão de redes Linux