Os projectos que arrecadaram mais palmas e votos misturavam brincadeiras, piadas relacionadas com o evento, miúdas, cerveja e alguma geekness que tinha sido pedida aos participantes do Codebits que entraram no concurso de programação do evento. Ao todo subiram ao palco 74 projectos que tiveram 90 segundos para mostrar o que valiam.

No momento de mostrar o trabalho feito pelas equipas durante os três dias do Codebits o nervosismo também atacou, embora o alerta lançado por Celso Martinho, director técnico do SAPO, no início da apresentação, fosse para que este devia ser mais um momento de diversão e networking, para somar 3 dias inesquecíveis.

À procura de reconhcimento dos seus pares pelas ideias mais criativas, ou até de projecção para o mercado, os melhores projectos foram votados pela audiência, embora depois a escolha final fosse sancionada por um pequeno júri para controlar eventais falhas. A estreia do sistema de escolha por votação do público pôs à prova o peso dos “grupos” e “amizades” mas mostrou também que o entusiasmo para votar – negativo ou positivo – foi maior no início.

Ao longo de duas horas os 74 grupos foram mostrando as suas propostas, com um contador de tempo inclemente que cortava a palavra ao fim dos 90 segundos determinados. Depois de apresentado cada um dos projectos, a audiência munida de computadores portáteis utilizava o sistema de voto disponível no site, sendo garantido que poderia votar apenas uma vez em cada projecto.

[caption]codebits[/caption]

Como seria de esperar, nem todos os projectos têm potencial de se transformar em produtos e serviços, nem ambição para isso, mas entre as ideias algumas testaram essa filosofia, como o que propôs melhorias ao Mbnet da SIBS, ou o que implementou um sistema de One Time Password, que acabou por ser distinguido com um dos prémios.

Muitos jogos, diversas aplicações que reflectiam o interesse pelas redes sociais, e implementações diversas em Android faziam também parte da diversidade de projectos que ontem foram apresentados.

Os vencedores só foram conhecidos ao final da noite e são, por ordem alfabética:

  • cyclops
  • Cython protobuf generator
  • Math4Kids
  • Playsketch
  • Supond - Apple Time Machine-like Interface for Your Lifestream
  • TV Movies
  • Time-based OTPs
  • Truz-Truz
  • Verbatim Quiz!
  • widgetize


Entre os prémios para os vencedores contavam-se consolas de jogos Xbox, portáteis MacBook Pro, leitores de música iPod Nano, teclados sem fios, Arduinos, Telemóveis HTC Android e até puffs.

A repetição do Codebits para o próximo ano já está garantida, num evento que Abilio Martins, administrador da PT Comunicações, quer que faça parte da agenda anual de todos os que se interessam por tecnologia.

Nota da Redacção: O link foi corrigido.