Diferentes países juntam-se esta sexta-feira, 28 de Janeiro, para a celebrar o Dia Europeu da Protecção de Dados, chamando a atenção dos cidadãos para os riscos resultantes de não proteger correctamente a sua informação pessoal. Em Portugal , a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) tem algumas iniciativas preparadas.

A agência vai disponibilizar, a partir do seu site, um inquérito que permite aos internautas verificarem qual o seu nível de vulnerabilidade à usurpação de identidade, online e offline.

Trata-se de um questionário de escolha múltipla que percorre 11 situações quotidianas em que se pode ficar sujeito ao roubo de identidade. Cada pessoa só terá de assinalar a opção que melhor corresponde à sua maneira de agir. No final do teste, é atribuída uma pontuação para cada tópico abordado e uma avaliação global sobre o grau de exposição ao roubo de identidade.

“São situações que permitem perceber se costumamos colocar em risco a nossa informação pessoal e acerca do que podemos fazer para corrigir essas vulnerabilidades”, explicou Clara Guerra, da CNPD, em declarações ao TeK.

A par do inquérito é lançado o guia “Ler e Aprender” que contém conselhos para um comportamento mais seguro, de modo a que dados como o nome, morada, número de conta bancária, entre outros, não caiam nas mãos erradas.

“O nosso objectivo é alertar e sensibilizar as pessoaspara a protecção dos dados pessoais, porque, em primeiro lugar, a segurança dos mesmos, estejamos a falar de navegar na Internet ou de levantar dinheiro numa caixa Multibanco, está relacionada com o nosso próprio comportamento”, considera Clara Guerra.

O Dia Europeu da Protecção de dados será igualmente assinalado com o lançamento da segunda edição do concurso “Um Slogan pela Privacidade”, no âmbito do projecto Dadus.

O concurso destina-se a jovens em idade escolar a quem se pede que criem frases curtas e chamativas, relacionadas com a importância da privacidade e da protecção dos dados pessoais.

O concurso tem um período de candidaturas entre as quais são seleccionadas dez, pela equipa do Dadus, que depois são submetidas a votação online para a escolha das três melhores. Refira-se que no ano passado a iniciativa reuniu mais de 1.000 participações.