Depois de o Presidente eleito Donald Trump ter desvalorizado as acusações de que o governo russo teria orquestrado uma série de ciberataques contra os Estados Unidos durante o período de campanha eleitoral, James Clapper responde dizendo que a comunidade de inteligência norte-americana está mais convencida do que nunca de que a Rússia tem “culpas no cartório”.

Contudo, o líder das “secretas” sublinha, de acordo com o The Guardian, que já não restam dúvidas de que os resultados eleitorais não foram manipulados. O que a Rússia fez, segundo ele, foi lançar campanhas de contrainformação e espalhar notícias falsas na internet cujo intuito era causar confusão junto do eleitorado norte-americano.

Clapper revela que no início da próxima semana será publicado um relatório, redigido pela CIA, NSA e FBI, que, alegadamente, apresenta um novo conjunto de provas que apontam para o envolvimento de hackers com ligações ao Kremlin na invasão dos sistemas informáticos da Comissão Nacional do Partido Democrata e divulgação de emails privados de membros de topo da campanha de Hillary Clinton.

Recorde-se que James Clapper vai abandonar a liderança das agências de inteligência norte-americanas na altura em que a Trump assumir o "leme" dos Estados Unidos. Embora a versão oficial seja uma que afasta possíveis especulações de que a saída tenha sido motivada pela vitória presidencial do candidato republicano, facto é que Clapper e Trump têm vindo a chocar, com este último a descredibilizar, como se verificou, as opiniões e conselhos destas agências.

Acreita-se que o Presidente eleito irá nomear Dan Coats para assumir o cargo de chefia das "secretas". Coats é um antigo embaixador dos Estados Unidos na Alemanha e ex-senador do estado do Indiana.

Segundo o The Guardian, o sucessor de James Clapper está proibido de entrar na Rússia e já declarou que não é fã de Putin.

A questão da eventual adulteração do processo eleitoral dominou os últimos meses de 2016 e desenhou um cenário no qual pode vir a ser travada uma Segunda Guerra Fria no Ciberespaço.