Se os utilizadores de computadores pessoais são constantemente alertados para os perigos de navegar online em sites desconhecidos ou de abrir emails de remetentes desconhecidos, convém que também fiquem a saber que actualmente muitos outros equipamentos podem ser alvo de ameaças de segurança.
Sejam iPods, sistemas de navegação ou outro tipo de gadgets, a verdade é que alguns dos dispositivos mais procurados nos últimos tempos saem das prateleiras das lojas já com vírus pré-instalados que roubam passwords, abrem portas para os hackers e criam novos meios para divulgação de spam.
De acordo com a Associated Press, na maioria dos casos a presença de códigos maliciosos nos equipamentos está mais relacionada com a falta de controlo de qualidade existente nas fábricas do que propriamente com operações de sabotagem lançadas por hackers ou em fábricas chinesas.
Esta é uma situação que poderá vir a causar alguns dissabores aos retalhistas que vendem equipamentos infectados com malware, principalmente se os clientes conseguirem provar que foram prejudicados.
As empresas de segurança frisam que os utilizadores deverão manter o software dos computadores actualizado, assim como as aplicações de protecção antivírus, uma opção que poderá levar à detecção atempada da presença de malware nos equipamentos, evitando a sua instalação.
Notícias Relacionadas:
2008-03-04 - Crackers testam malware antes de o lançar
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários