Os dispositivos USB são responsáveis por cerca de um quarto das infecções em sistemas informáticos de pequenas e médias empresas, mostra o Segundo Barómetro Internacional sobre Segurança nas PME, da Panda.
De acordo com a empresa de segurança, 25 por cento dos worms surgidos em 2010 foram especificamente criados para se disseminarem através de dispositivos de memória USB, que se ligam aos computadores.
Este tipo de ameaças tem a capacidade de "copiar-se" para quaisquer equipamentos capazes de armazenar dados, como sejam telemóveis, discos externos, CDs e DVDs, cartões de memória, câmaras digitais ou leitores de mp3, por exemplo, o que facilita a sua propagação.
O estudo analisou mais de 10 mil organizações, em 20 países, e revela que, entre os 48 por cento de empresas que admitem ter sido infectadas por malware ao longo deste ano, 27 por cento identificam como fonte da infecção um dispositivo USB.
A empresa identificou este como sendo o procedimento usado em muitas das infecções ocorridas este ano, admitindo, no entanto, que ainda não atingem a proporção das distribuídas por email, embora apresente "uma tendência crescente".
Este tipo de malware "não só cria cópias suas para os gadgets, como se executa automaticamente quando uma unidade USB é ligada a um computador, infectando o sistema de forma praticamente imperceptível para o utilizador", alerta o director técnico da Panda Labs, Luis Corrons.
Muitos dos equipamentos contêm na sua raiz o ficheiro Autorun.inf, que serve para executar automaticamente parte do conteúdo dos dispositivos quando estes são ligados a um computador. É essa funcionalidade que está a ser explorada pelos cibercriminosos para distribuírem os vírus, manipulando o ficheiro para desencadear a execução automática do malware sempre que o equipamento é ligado a um PC.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários