Os bot foram mais uma vez a ameaça informática que mais cresceu no período de um ano. De acordo com os dados da Panda Software, estes programas maliciosos aumentaram cerca de 175 por cento em 2005 comparativamente ao ano anterior.



Ao longo do ano passado, as ferramentas da Panda registaram mais de 10.000 novas variantes de bots, que contribuíram para 26 por cento do total de programas maliciosos detectado em 2005.



Os robot ou bots - abreviatura pela qual são comummente conhecidos - são programas que chegam aos computadores por diversos meios e se tornam residentes, aguardando comandos dos seus criadores, normalmente via IRC.



O sucesso desta ameaça é alimentado pela sua natureza múltipla, já que é capaz de executar qualquer tipo de ordem e até actualizar as vulnerabilidades que utiliza para se propagar, de forma a aumentar as hipóteses de infectar computadores.



Os bots são normalmente utilizados para criar redes extensas, conhecidas como botnets, utilizadas para realizar acções de grande escala, como enviar spam ou distribuir outro tipo de malware. "As botnets são um dos modelos actuais do cibercrime", explica Paulo Silva, director técnico da Panda Software Portugal. "O maior problema reside no seu secretismo: uma grande empresa pode estar a servir os interesses de um grupo de criadores de malware sem se aperceber", alerta o responsável.



"Quem controla as botnets utiliza o malware distribuído pela Internet de forma a capturar e tomar controlo de novos computadores. Aí contrata outra botnet para os spammers, blackmailers lançarem spam, levar a cabo ataques de negação de serviços, distribuir spyware, etc. É um negócio altamente lucrativo", acrescenta Paulo Silva, sublinhando o facto de se estar a assistir a uma "profissionalização" do malware, em termos de criação, com vista aos ganhos financeiros.



Notícias Relacionadas:

2006-01-18 - Ameaças causadas por vírus clássicos atingem ponto mais baixo em 2005

2005-05-20 - Maioria dos ataques de hackers têm interesses financeiros

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.