A empresas de consultoria e serviços Internet Dom Digital adicionou um novo produto à sua família ardina.com, disponibilizando recentemente o ardina.web, uma solução para a publicação de conteúdos na Internet, destinada especificamente à imprensa.



Visando publicar jornais e revistas na Internet de uma forma fácil, rápida e a custos acessíveis a todas as publicações portuguesas, a plataforma ardina.web utiliza XML, XSL, bases de dados relacionais, componentes COM+. O ardina.web é dotado de escalabilidade, permitindo publicação em múltiplos servidores e adaptando-se aos pequenos e grandes jornais, e o seu interface está acessível a partir da Web.



Além da tecnologia, o ardina.web disponibiliza ainda aos seus clientes conteúdos produzidos e reunidos a partir da Dom Digital e que podem ser aproveitados para as edições online e em papel das respectivas publicações.



A solução pode ser alugada em regime ASP ou licenciada à medida de cada publicação. O recurso ao modelo ASP visa facultar a tecnologia a custos acessíveis a jornais de pequena dimensão num pacote que compreende a concepção gratuita do site e mensalidades a partir de 99 euros.



De acordo com informação facultada pela Dom Digital, a solução está já a ser utilizada com sucesso em seis publicações portuguesas, a saber: o Jornal do Fundão, Matosinhos Hoje, Terras da Beira, Reconquista, Porta da Estrela e Estrela da Amadora Online.



A Dom Digital explica que, embora o ardina.web tenha sido concebido para as necessidades de pequenas publicações, também se adapta a projectos de maior dimensão devido às suas funcionalidades, como a de registo de utilizadores, três níveis de catalogação da informação, função "num só clique", função "jornal no singular", galerias de fotos da edição e do arquivo, além de notícias relacionadas.



Notícias Relacionadas:

2002-02-21 - Jornais devem apostar na recepção de anúncios online

2001-05-09 - Aliança entre jornais europeus na Net