A Nintendo Switch é a plataforma de jogos mais versátil do mercado, pela sua experiência híbrida, que tanto pode ser utilizada em casa, ligada ao televisor, como levar para a rua e jogar em formato portátil. Desde que foi lançada tem recebido muitas dezenas de jogos, entre títulos originais, adaptações improváveis de propostas lançadas nas consolas rivais mais poderosas e sobretudo, alvo da indústria indie. Todos estes fatores contribuíram para tornar o catálogo da consola invejável, e com apenas um ano de existência.

Como se isso não chegasse, muitas produtoras têm utilizado a plataforma para reacender a chama dos seus clássicos e os mais saudosistas têm uma nova oportunidade de jogar títulos old school. A mais recente proposta a entrar na coleção retro é Donkey Kong, o primeiro grande êxito da Nintendo que daria a conhecer ao mundo Super Mario, aqui ainda batizado de Jumpman. Ao longo dos anos foram lançadas diferentes versões do jogo, mas nenhuma que utilizasse o código original das máquinas arcade devido a questões legais. A Nintendo acaba de lançar o jogo na eShop, dentro do catálogo Arcade Archieves por 7,99 euros.

O clássico contém três versões do jogo, incluindo o original japonês, a respetiva atualização com bugs corrigidos e aquela que chegou aos salões internacionais. O melhor é que pode jogar no formato vertical, rodando a Switch, aproximando-se à experiência original dos salões.

Para além de Donkey Kong, a Nintendo vai lançar no próximo mês mais um clássico para este segmento retro: Sky Skipper. Este título é muito raro porque nunca foi lançado formalmente nas máquinas arcade, apenas em algumas cabines de teste em 1981. Para manter o jogo no seu arquivo, a Nintendo teve de extrair a sua ROM da única máquina original que existe, visto que a maioria foi convertida em jogos do Popeye na altura.

Por fim, ainda no que toca a clássicos que estão a chegar à Switch, em breve vai ser lançado Flashback, o clássico da francesa Delphine Studios lançado em 1992. Também foi anunciado na E3 que Grim Fandango, a aventura de Tim Schafer nos tempos da Lucas Arts vai ser reeditado, juntamente com Broken Age, um título mais recente, produzido no seu estúdio Double Fine Productions.