A Apple anunciou que o número de downloads de cópias do seu novo browser da Web Safari já ultrapassou a marca do um milhão desde que a primeira versão beta pública e gratuita do navegador foi colocada no site da companhia da indústria de informática no passado dia 7 de Janeiro, isto é, apenas num período de duas semanas.

Segundo o comunicado divulgado pela Apple "o Safari é o browser mais rápido de sempre criado para o Mac", dado que o seu motor de rendering carrega páginas em três vezes menos tempo do que o Internet Explorer da Microsoft para os computadores equipados com o sistema operativo Mac OS, para além de correr JavaScript a uma velocidade duas vezes mais rápida.

Entre as funcionalidades deste browser contam-se a inclusão de capacidades de pesquisa no Google integradas directamente na barra de ferramentas, o SnapBack, uma forma de retroceder imediatamente nos resultados de pesquisa ou para o topo de um site da Web depois de navegar para baixo um ou em mais níveis, bem como um método completamente novo de nomear, organizar e apresentar bookmarks e bloqueio automático de janelas pop-up.

A versão beta pública do Safari está disponível sob a forma de um download gratuito, exigindo apenas que o utilizador possua a versão Jaguar 10.2 do sistema operativo Mac OS X, sendo optimizada para a versão 10.2.3 da mesma plataforma.

Apresentando o tamanho de um ficheiro compactado de 3 MB, o Safari apenas ocupa 7,1 MB de espaço no disco rígido. A versão final deste navegador será disponibilizada mais tarde, ainda durante este ano.

Notícias Relacionadas:
2003-01-08 - Apple lança browser gratuito Safari e alarga linha PowerBook de portáteis