A Sony prepara-se para fazer um upgrade ao comando da PlayStation 5 com o anúnico do DualSense Edge. O comando sem fios destaca-se pela possibilidade de os utilizadores poderem personalizar os comandos, mudar os analógicos, os botões traseiros e outras opções de software. Trata-se de um periférico de alta performance, na linha do comando Xbox Elite da sua rival Xbox Series X, que foi desenhado para dar aos jogadores uma melhor experiência de jogo.

Os fãs mais exigentes de videojogos são convidados a talhar a sua própria experiência de gaming, modificando o layout do controlador como desejar, não só fisicamente, como através de software. É possível remapear os comandos, desativar inputs específicos de certos botões, definir a sensibilidade dos analógicos, assim como as suas “zonas mortas” (a distância que os analógicos se movem antes de serem reconhecidos num jogo).

Veja na galeria imagens do comando:

A Sony refere ainda que cada gatilho tem opções de ajuste às preferências dos jogadores. Por exemplo, é possível reduzir manualmente a distância da pressão dos gatilhos, para disparar mais rapidamente num FPS ou reduzir o tempo que demora a fazer “prego a fundo” num jogo de condução.

Os utilizadores podem gravar múltiplos perfis de controlos e mudar rapidamente entre eles. Dessa forma, pode fazer a calibração dos controlos para diferentes jogos e aceder a cada um sempre que necessário. E essa interface dos perfis podem ser alternados diretamente do comando, com um botão Fn dedicado para fazer a mudança dos perfis, mas também o volume do jogo e o balanço do chat.

O comando oferece três tipos de tampas para o comando que pode trocar, permitindo aos jogadores optarem por aquela que for mais confortável para si. Os novos botões traseiros podem ser configurados para assumir os inputs de qualquer outro botão, como os jogadores desejarem. E no caso de desgaste dos analógicos, passa a ser possível substituí-los, uma vez que a Sony vai vender essas peças à parte.

O DualSense Edge mantém as características gerais de performance do comando original, incluindo o feedback háptico, os gatilhos adaptativos, sensores de movimento, etc. O comando tem incluído um cabo USB-C especial, com um pequeno mecanismo de tranca, para que este não se desligue quando ligado. A Sony refere ainda que o estojo do comando também funciona como carregador através de USB, ideal sobretudo quando o transporta.

O novo controlador é sobretudo direcionado a jogadores de competições de eSports, uma vez que as suas definições personalizadas podem ajudar a performance dos atletas. Ainda não foi adiantada uma data de lançamento ou preço do novo comando.