A IBM anunciou que vai construir um centro de computação distribuída em Dublin, na Irlanda. A nova estrutura é um dos impulsos da fabricante para a promoção a este sector e faz parte de um projecto que inclui uma série de outros centros em construção noutros pontos do mundo. O último foi anunciado no mês passado e estará sedeado na China.



O centro será construído em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Industrial (IDA) da Irlanda e assume-se como a primeira estrutura do género na Europa. O trabalho ali realizado passará pela distribuição dos resultados de investigações e soluções em computação distribuída para outros centros europeus, do Médio Oriente e África.



Os investigadores destes centros trabalharão directamente com os clientes das regiões, auxiliando-os na adopção de soluções de computação distribuída que promovam a tecnologia e o desenvolvimento empresarial.



Uma das primeiras ofertas geradas no centro de Dublin será a IBM Idea Factory for Cloud Computing. Esta solução é um novo serviço dirigido a clientes e distribuído directamente através de uma rede de computação distribuída. Utilizando tecnologia Web 2.0, esta solução permite que várias comunidades empresariais estejam em contacto através de uma espécie de rede social onde podem trocar ideias e desenvolver novas ideias empresariais.



O primeiro cliente da deste centro será o Grupo Sogeti, um fornecedor de serviços de TI que planeia utilizar o IBM Idea Factory for Cloud Computing na empresa para que todos os seus funcionários possam trocar e angariar novas ideias para o futuro da companhia.



Por fim, a IBM afirma que este centro estará focado em actividades de Investigação e Desenvolvimento focadas na inovação tecnológica. Por outro lado, no âmbito das actividades educacionais que promove, a IBM acordou dar alguma formação em computação distribuída a oradores da Escola de Computação do Dublin Institute of Technology.



Notícias Relacionadas:

2008-03-06 - Sérvia vai receber maior parque tecnológico da Europa