A Toshiba e a NEC anunciaram que o DVD Fórum aprovou um standard desenvolvido por ambas para a próxima geração de DVDs. O DVD Forum é uma associação constituída por representantes da indústria e o reconhecimento do standard desenvolvido pelas empresas japonesas é um passo importante para ambas e a oportunidade de criar uma alternativa à norma já utilizada por concorrentes como a Sony e a Matsushita, o Blu-ray.



A próxima geração de DVD terá capacidade para gravar cinco vezes mais informação que um DVD actual. Os modelos actuais permitem gravar cerca de duas horas emissão de um programa televisivo com sinal analógico. A nova geração de DVDs pode ultrapassar esses limites. Mesmo os produtos baseados em Blu-ray conseguem três ou mais horas de programação digital, por conter já este uma elevada capacidade de gravação.



Recorde-se que a Toshiba sempre afirmou não estar interessada em reconhecer formatos de disco óptico de vídeo de grande capacidade desenvolvidos através do padrão blu-ray e desde 2002 que está a trabalhar em tecnologias próprias.



As duas empresas (Toshiba e NEC) adiantam agora que o seu formato de disco se irá chamar HD DVD e estará disponível por cerca de 2.700 dólares, um preço 20 por cento abaixo do preço actual do modelo Blu-ray, avança o Hindustan Times.



A venda de produtos com a nova tecnologia depende do tempo que as empresas levem a avaliar a disponibilidade de conteúdos existente. Em 2005, ambas contam alargar a aplicabilidade da tecnologia a outras áreas. A NEC já anunciou que pretende estender a tecnologia a computadores pessoais. A Toshiba tem planos semelhantes para notebooks.



Para já, o DVD Fórum apenas aprovou a norma para formatos read-only, mas as empresas esperam que em breve seja também autorizado a extensão da norma a DVDs regraváveis.



Notícias Relacionadas:

2002-11-11 - DVD Forum escolhe especificação para futura geração de DVD


2002-06-29 - Toshiba pretende lançar DVD baseado em luz de laser azul-violeta em 2004