A Dynabook anunciou dois novos portáteis da linha Portégé, concebidos para o trabalho híbrido e atualizados com os mais recentes processadores da Intel. Os novos produtos são compostos pelo modelo Portégé X30L-K e o convertível Portégé X30W-K, ambos de 13,3 polegadas e com um peso a começar nos 979 gramas.

Os portáteis apresentam um chassis de liga de magnésio para que sejam mais leves, mas ao mesmo tempo resistentes e robustos, uma vez que têm certificação militar MIL STD 810H. A Dynabook diz que na eventualidade do equipamento se avaria dentro do período de um ano, o utilizador recebe a reparação grátis e o reembolso total.

A fabricante refere que os equipamentos utilizam um sistema de refrigeração Airflow para manter as temperaturas ideais e uma base de borracha para facilitar o arrefecimento e o conforto de utilização.

Os portáteis têm o Windows 11 Pro instalado e estão equipados com processadores Intel Core até i7 de 12ª geração. O modelo X30W-K tem até 32 GB de RAM LPDDR5 a 5200 MHz e armazenamento SSD PCIe Gen 4 até 1 TB. O X30L-K tem configurações semelhantes, mas memórias um pouco mais lentas a 4800 MHz. Ambos oferecem um GPU Intel Iris Xe.

Veja na galeria imagens do modelo Dynabook Portégé X30W-K:

A autonomia também varia entre os modelos, o X30L-K promete até 11 horas de utilização e o X30W-K até 13 horas. Os modelos têm carregamento rápido para que em meia hora possa obter 40% da carga na bateria. Conta ainda com reconhecimento biométrico facial e de impressões digitais, desbloqueando os portáteis em menos de um segundo. E ainda no que diz respeito a segurança conta com tampa para webcam e bloqueio de cabo.

O modelo X30W-K conta com colunas fabricadas pela harman/kardon e tecnologia Dolby Atmos, prometendo som de qualidade. A marca salienta ainda os seus microfones duplos que fazem o cancelamento de ruído através de inteligência artificial, para melhorar a conversação durante as teleconferências. E neste ponto conta ainda com uma webcam frontal e uma de 8 MP virada para o exterior, salientando um revestimento anti-reflexo.

Também o ecrã tátil dos portáteis Sharp IGZO são anti-reflexos, debitando 400 nits de brilho com menor consumo de energia. Sendo um conversível 360, poderá utilizar o X30W-K como um tablet, já o X30L-K pode ser aberto em 180º para que possa mostrar o ecrã ao grupo de trabalho.

Em relação à conetividade, os computadores têm duas entradas USB-C compatível com Thunderbolt 4. Conta ainda com Wi-fi 6E e Bluetooth 5.2, prometendo no final do ano uma versão com LTE opcional, para que possa usar cartões de comunicações na ligação online.

Por fim, a marca revelou ainda a nova Dock Thunderbolt 4 da Dynabook, para aumentar as possibilidades de conetividade. O sistema permite ligar até quatro ecrãs 4K, sejam dois por HDMI e outros dois por pórtico de exibição. Também pode ligar um monitor USB-C à porta adicional Thunderbolt 4. A dock permite uma resolução até 8K, uma velocidade de transferência até 8X mais rápida que as ligações USB 3.2 Gen 1. Garante ainda carregamento rápido até 90 W.

Os portáteis chegam ao mercado em abril, mas os preços ainda não foram divulgados.