O mercado português de computadores portáteis deverá ultrapassar este ano o milhão de unidades instaladas activas, aproximando-se os notebooks de um rácio de 70 por cento de PCs em utilização, um valor bastante acima do Europeu que este ano ultrapassou pela primeira vez os 50 por cento.

As conclusões fazem parte dos dados do Observatório Toshiba, que reúne uma série de indicadores para avaliar o estado do mercado português. Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal e responsável pelo Observatório admite que este ano as vendas globais de portáteis vão ultrapassar as 600 mil unidades, o que representa um crescimento acima dos 50 por cento.

"Este crescimento é dinamizado pelo programa e-escolas e pelas vendas no segmento de retalho, usada por particulares e micro-empresas", explica Jorge Borges ao TeK. A aposta dos operadores móveis no programa e-escola, e as campanhas que surgiram posteriormente - como o Office Box PME da TMN - onde se garante o acesso ao computador portátil a preços muito reduzidos e com fidelização da ligação de banda larga móvel criou um novo canal de distribuição que até agora não estava activo e que poderá assumir uma grande importância de futuro.

Em termos de preços o Observatório verifica também que actualmente o valores médios de venda estão a baixar cerca de 10 por cento ao ano. Em 2007 mais de metade das vendas (54%) já se situa em segmentos de preços abaixo dos 1.000 euros, sendo que o segmento de preços abaixo dos 600 euros deve representar 10 por cento das vendas.

Jorge Borges aponta ainda para uma consolidação do mercado, nos fabricantes e canais, já que 3 marcas representam 70 por cento das vendas no mercado de portáteis e o canal de retalho ganha terreno ao mercado profissional, com as PMEs e micro-esmpresas a recorrer a lojas de consumo atraídas por melhores condições de pagamento.

Para 2011 as tendências identificadas são para vendas anuais superiores a 1,3 milhões de notebooks, com um crescimento médio anual acima dos 25 por cento. A base de portáteis instalada - e activa - nessa data deverá ser de 3 milhões de unidades, ultrapassando o rácio de notebooks vs PCs os 85 por cento.

Este é o terceiro observatório realizado pela Toshiba Portugal que reúne uma série de indicadores nacionais e internacionais para definir as tendências de mercado nesta área.

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