(Actualizada)
À semelhança das ofertas comerciais que já existem para computadores portáteis dirigidos aos alunos do ensino básico e secundário, a Toshiba anunciou hoje a criação do pacote e-Universidade Toshiba, que prevê a disponibilização de notebooks a alunos e professores do ensino superior com possibilidade de pagamento em prestações. A iniciativa não está ligada ao Governo, ao contrário do e-escolas e do e-escolinhas, mas poderá vir a ter uma opção de financiamento bancário e de acesso a serviços de redes móveis 3G.

O pacote integra um computador portátil Toshiba Satellite com um processador Intel Pentium Dual-Core T3200 a 2 GHz, disco rígido de 320 GBytes e 3 GBytes de memória RAM, integrando ainda uma placa gráfica ATI Radeon com 1GB de memória dedicada. O ecrã é de 15,4 polegadas, WXGA TruBrite, e o PC vem pré instalado com Windows Vista Premium.

No conjunto a máquina é superior à que a Toshiba está a disponibilizar no programa e-Escolas mas vem também "artilhada" com dois pacotes de software especialmente destinado aos alunos e professores do ensino superior, com o Microsoft Education Studio - que inclui o Office 2007, Visual Studio Profissional, Microsoft Expression, Windows Server Standard Edition e ferramentas de administração, SQL Server Developer Edition, XNA Game Studio e Robotics Studio.

Está também integrado na oferta o pacote de educação da Autodesk, com a família de produtos Revit, o Inventor Professional, o AutoCAD Civil 3D e Map 3D e ainda o MapGuide.

As máquinas já vão estar pré-configuradas para aceder à rede wireless das universidades, a e-U, um processo que está a ser coordenado com a UMIC.

Os alunos e professores têm duas formas de pagamento dos equipamentos, podendo pagar à partida uma entrada de 50 euros a que se somam 24 prestações mensais de 25 euros, ou optar por não pagar entrada e dividir as prestações em 36 meses, pagando 20 euros por mês. Em qualquer dos casos há que adicionar 25 euros de despesas, o que resulta num valor total de 675 ou de 755 euros.

Para já não há confirmação sobre a data em que a oferta estará efectivamente disponível para alunos e professores, mas o objectivo é que aconteça em Novembro, já que estão ainda a ser finalizados alguns pormenores logisticos relacionados com a autenticação nas redes e-U e a distribuição dos equipamentos. "Estamos a ultimar os pormenores com as Universidades e a UMIC para conseguirmos encontrar um processo logístico que seja mais eficiente", adiantou ao TeK Jorge Borges.

A empresa irá criar um Portal para que os alunos se possam increver, um pré-registo que é validado com as instituições do ensino superior. Os portáteis poderão depois ser entregues em casa dos alunos ou na Universidade.

O director de marketing da Toshiba Computer Systems Portugal, explica que esta máquina tem um valor de mercado acima dos 700 euros e que cada um dos pacotes educativos incluídos vale mais de 200 euros. Jorge Borges adiantou ainda que a Toshiba está a trabalhar com os operadores móveis no sentido de criar uma opção com serviço de banda larga 3G, para além de estar a negociar com Bancos a possibilidade desta oferta ser financiada por uma ou várias instituições bancárias.

Questionado quanto às diferenças em relação à oferta e-U que a UMIC quis montar com fornecedores de portáteis há alguns anos atrás, aquando da instalação das redes wireless nas Universidades e Politécnicos, Jorge Borges afirma que "o problema do e-U é que estava muito desfocado. Estavam envolvidas muitas entidades mas nenhuma tinha um verdadeiro 'commitment', não havia proactividade no processo".

"Há agora um factor novo, que é o nosso envolvimento no e-escolas que nos permite ter massa crítica na produção dos portáteis e capacidade de entrega imediata, que ajuda a diferenciar o e-Universidades da oferta de equipamentos que existe no mercado", justifica Jorge Borges.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o processo de inscrição dos alunos.