Até aqui, quando as marcas associam o formato Dolby Atmos aos seus produtos significa que o áudio terá uma qualidade superior. A Samsung e a Google têm trabalhado num novo formato, sobretudo direcionado a nova tendência do áudio 3D imersivo. Chama-se Eclipsa Audio e vai chegar este ano aos primeiros televisores e colunas da Samsung. O novo formato vai permitir experiências de áudio 3D em certos vídeos do YouTube, que serão mais imersivos.

A tecnologia permite ajustar os dados de áudio, tais como a localização e intensidade dos sons, juntamente com reflexões espaciais e dessa forma criar uma experiência 3D.

A Samsung refere em comunicado que a sua nova tecnologia de som vai permitir aos criadores de conteúdos produzir vídeos com áudio imersivo, a serem reproduzidos nos seus equipamentos compatíveis com a tecnologia Eclipsa Audio. Ainda durante este ano, os criadores vão poder fazer o upload dos vídeos com áudio Eclipsa para o YouTube. Mas serão necessários equipamentos que suportem este novo formato para tirar partido do áudio 3D.

Samsung TVs CES 2025
Samsung TVs CES 2025

É referido que a Samsung e a Google estão a trabalhar com a Telecommunications Technology Association (TTA) para criar um programa de certificação para os equipamentos que queiram utilizar o formato Eclipsa Audio. As empresas estão a trabalhar neste formato desde 2023, inicialmente chamado Immersive Audio Model and Formats (IAMF) e prometiam uma framework totalmente open source para áudio 3D, desde a criação à reprodução.

A fabricante vai mostrar durante a CES os primeiros televisores equipados com a tecnologia, que fazem parte do catálogo de 2025 da marca. A família de televisores Crystal UHD aos topos de gama NEO QLED 8K usufruem desta tecnologia.

Televisores mais inteligentes com tecnologia Vision AI

Numa nota à parte, a Samsung revelou que as diferentes famílias de televisores contam também com tecnologia Vision AI e outras novidades baseadas em inteligência artificial. O alinhamento inclui novas versões da NEO QLED, OLED, QLED e The Frame, que a fabricante diz oferecerem ecrãs adaptativos para lá da experiência convencional de assistir TV. A transformação dos ecrãs em molduras para quadros digitais continua a ser uma aposta da fabricante, que este ano expandiu a linha The Frame e a respetiva Art Store.

A tecnologia Vision AI promete ser um dos principais pontos de destaque dos televisores para 2025 da marca. O objetivo é oferecer experiências de ecrã mais inteligentes e intuitivas, adaptando-se às preferências dos utilizadores e oferecer automaticamente funcionalidades.

Veja na galeria imagens dos novos televisores da Samsung:

Por exemplo, a funcionalidade Click to Search apresenta informação instantânea sobre o que está a ver no ecrã, identificando os atores do filme ou explorar outros conteúdos sem interromper o visionamento. Uma funcionalidade semelhante às fichas técnicas do IDMB nas séries oferecidas no serviço Prime Vídeo.

A tecnologia Vision AI promete traduções ao vivo para eliminar barreiras de língua, oferecendo legendas em tempo real recorrendo ao modelo de tradução por IA no equipamento. A criação de wallpapers personalizados por IA prometem encaixar nos gostos e ocasiões. Além da personalização dos conteúdos, o sistema Vision AI pretende colocar os ecrãs dos televisores como um hub central da sala de estar através da integração do ecossistema SmartThings da Samsung.

Isto quer dizer que vai receber atualizações em tempo real sobre o ambiente doméstico, sejam os alertas de segurança ou atualizações diárias. O televisor pode ter funções de análise de comportamentos estranhos tanto de familiares como animais de estimação e lançar alertas. O sistema ajusta automaticamente as definições da sala, tais como as luzes quando deteta que uma criança adormeceu.

Em termos técnicos, o sistema Vision AI ajuda nos parâmetros da imagem e som para garantir maior qualidade. Os conteúdos e o ambiente são analisados, ajustando-se automaticamente para melhor experiência de visionamento pelos membros da família.

A Samsung aproveitou ainda a boleia da CES para revelar a parceria com a Microsoft em novos televisores e monitores inteligentes, suportados por Copilot. As recomendações de conteúdos são algumas das funcionalidades disponíveis pelo sistema de IA da Microsoft.

Samsung TVs CES 2025
Samsung TVs CES 2025

A joia da coroa da fabricante sul-coreana é o modelo Neo QLED 8K QN990F, afirmando ser o seu televisor mais avançado até à data. Está equipado com o novo processador NQ8 AI Gen3, colocando a inteligência artificial ao serviço da qualidade de imagem. O sistema 8K AI Upscaling Pro promete elevar conteúdo de resoluções inferiores a 8K com mais detalhe e clareza a cada frame, segundo a fabricante. Da mesma forma que o Auto HDR Remastering Pro aplica a expansão de cor para tornar os visuais mais reais e com cores vibrantes, mesmo nas cenas mais escuras.

O chip do televisor promete ainda otimizar os diferentes componentes de som, tais como falas, música ou efeitos especiais para equilibrar a experiência. A inteligência artificial encarrega-se também de otimizar o som e imagem mediante a análise da sala.

Na família de televisores The Frame, a Samsung diz que oferece agora mais de 3.000 obras de arte curadas, que podem ser utilizadas em outros modelos da marca. E apresentou o The Frame Pro, o mais recente modelo deste alinhamento de televisores, prometendo melhores imagens ao utilizador o mesmo processador topo de gama do Neo QLED, o NQ8 AI Gen3.

Fora dos televisores, mas projetado onde convier, a Samsung anunciou também o projetor The Premiere 5, aquele que segundo a marca é o primeiro com laser triplo no formato ultra-short-throw (UST). Este introduz uma funcionalidade de toque para interagir diretamente com o “ecrã”.

Por fim, e não menos inteligente, o Micro LED Beauty Mirror é um espelho que bem poderia perguntar todos os dias se “há alguém mais bela do que eu?”, porque oferece dicas personalizadas de beleza. O espelho analisa os diferentes tipos de pele, oferecendo recomendações de produtos para tratamento e bem-estar.