A Eclipse Foundation ganhou novos membros. A empresa fornecedora de software de CRM Salesforce.com e a empresa de aplicações para a área das vendas SugarCRM fazem a sua "estreia" durante mais um encontro anual da Eclipse, que começa hoje. Entre as novidades contam-se igualmente a apresentação dos novos projectos, nomeadamente um relacionado com a Eclipse Rich Client Platform, usada na escrita de aplicações para computadores desktop.



A Eclipse Foundation segue o desenvolvimento em redor do Eclipse, um software modular que permite aos programadores escreverem aplicações com várias adições ou plug-ins de terceiros. O grupo tem actualmente 130 membros, a maioria dos quais fornecedores de software.



Além da popularidade que o Eclipse tem registado na área de programação Java, a Fundação está a desenvolver projectos para outras linguagens como a PHP e a JavaScript.



Além da apresentação dos novos elementos e da explicação dos novos projectos, a Eclipse vai aproveitar a seu encontro anual para dar a conhecer os seus mais recentes esforços no incentivo à colaboração entre membros. A fundação tem mais de 600 "committers", pessoas que podem autorizar a troca de código fonte, que trabalham geralmente para empresas da área das tecnologias.



No discurso de abertura da EclipseCon, Ward Cunningham, committer responsável, irá discutir que planos de melhoria do Eclipse passam pelas características colaborativas. "Estamos a concentrar-nos em fazer uma série de pequenas coisas, bundles que incluem um pouco de tecnologia, um pouco de metodologia e um pouco de trabalho comunitário, tudo combinado", explicou em declarações à C|Net.



Notícias Relacionadas:

2004-02-01 - Sun vai manter-se afastada da plataforma Eclipse

2004-01-08 - Empresas de software juntam-se para tornar mais fácil a utilização das ferramentas Java