A Samsung vai mostrar na CES 2024 uma inovação suportada na tecnologia de Micro LED, que a fabricante já usa em televisões. Num evento de antecipação à feira de Las Vegas mostra agora três ecrãs transparentes Micro LED.

Sem data para equipar produtos comerciais, nem muitas explicações sobre o tipo de produtos onde pretende comercializar este género de ecrãs transparentes, a Samsung só admite que a tecnologia pode ser aplicada a diferentes casos de utilização, no consumo e no segmento B2B.

A marca sublinha a capacidade da tecnologia, quando é usada em ecrãs transparentes, para fundir os conteúdos com a realidade e parece ser essa de facto a sensação de quem vê os novos ecrãs.

“O efeito dos ecrãs Micro OLED transparentes da Samsung é difícil de descrever, uma vez que o conteúdo quase parece um holograma quando flutua no ar”, admite o jornalista do Engadget que esteve no evento.

“Todas as unidades de demonstração eram independentes e tinham uma espessura aproximada apenas de um centímetro, o que aumenta ainda mais a ilusão de um ecrã flutuante”, relata ainda a publicação, frisando também a nitidez das imagens, garantida pela elevada densidade de pixels dos ecrãs Micro LED

No evento foram mostrados três ecrãs deste tipo, com designs diferentes, retratados neste vídeo que a própria marca partilhou no seu site.

Veja o vídeo

Como descreve ainda o Engadget, dois dos ecrãs mostrados usam vidro fumado, o que facilita a distinção entre o que está a ser exibido no ecrã e fora dele. Já o painel de vidro normal e sem moldura, ajuda a “embeber” os conteúdos no espaço onde são exibidos.

A Samsung já comercializa televisores com tecnologia Micro LED, como o modelo de 110 polegadas que pode ser adquirido por 150 mil dólares, cerca de 137 mil euros e também integra a tecnologia em opções menos caras.

Os valores podem, ainda assim, dar uma pista (ou não, porque na tecnologia tudo muda rapidamente), sobre a distância a que o utilizador comum está de poder ver um jogo da seleção num ecrã Micro LED, a partir do sofá lá de casa.

No ano passado, a Samsung criou este vídeo para explicar o que é e como funciona a tecnologia Micro LED.