A Asus vai intensificar o mercado de mini-portáteis com a introdução de um novo modelo do Eee PC no próximo ano. O próximo netbook ainda não tem uma data fixa para chegar às lojas mas sabe-se, desde já, que a empresa quer baixar a barreira do preço, fixando-o abaixo dos 200 dólares (157 euros).

Outro objectivo da empresa passa pela conquista de uma maior quota de mercado neste segmento, se possível 30 por cento do total, frisa o presidente da Asus, Jerry Shen, aos meios de comunicação internacionais.

Contudo, no âmbito desta estratégia, a fabricante alerta que irá retirar do mercado, faseadamente, os mini computadores de 7 e de 8,9 polegadas, apostando nos de 10 polegadas.

Até aqui, a aposta da Asus nos netbooks tem sido ganha e seguida pelos concorrentes, incluindo, a Dell, HP e Toshiba. Na primeira metade deste ano, a Asus vendeu 2,5 milhões de Eee PCs e espera terminar o ano com vendas na ordem dos 5 a 6 milhões de unidades.

Estes números acabam por ter impacto no negócio total da fabricante, que entre Julho e Setembro, registou receitas na ordem dos 2,39 mil milhões de dólares. Os lucros subiram 13 por cento face ao trimestre anterior e fixaram-se nos 193 milhões de dólares - menos 14,2 por cento do que há um ano.