Apesar de prometer gameplay apenas para o próximo dia 13 de junho, a Electronic Arts antecipou-se e mostrou um poderoso vídeo de Battlefield 2042, o próximo capítulo da série de ação multijogador. E já há data de lançamento marcado para o dia 22 de outubro. O jogo será lançado nas consolas Xbox e PlayStation, de anterior e nova geração, assim como PC.

Uma das novidades nas batalhas é a inclusão de tornados que circulam pelos mapas, causando o caos por onde passam. Trata-se de uma força da natureza que todos os jogadores, de ambas as equipas, têm de lidar. Os soldados podem voar à boleia do vento com os seus “wingsuits”, abrindo novas opções de deslocação, para além dos veículos terrestres e aéreos.

No comunicado, a EA diz que Battlefield, que tem lugar daqui a 20 anos, apresenta um mundo à beira do colapso, com falta de comida, energia e água potável, levando dezenas de nações a falharem com a população, causando uma crise de refugiados sem precedentes. O conflito do novo jogo foca-se nos Estados Unidos e a Rússia.

Os mapas do novo jogo vão refletir esta crise, onde se incluem cenários como a Antártica, onde o conflito se baseia no controlo do petróleo; uma versão do Doha, a capital do Qatar, fustigada pelas violentas tempestades de areia, que mais parecem saídas de Mad Max; depois há cenários da Índia como um cemitério de navios, ou uma metrópole na Coreia do Sul, em que os soldados têm de tomar controlo de um hub quantum responsável pela disseminação de desinformação.

O modo principal do jogo vai ser certamente de maior interesse: all-out warfare”, por concentrar 128 jogadores nas versões PC, PS5 e Xbox Series X. Nas consolas mais antigas o número desce para metade, como habitual, com 64 jogadores. Os jogadores vão poder formar esquadrões no seio da sua equipa.

Por outro lado, a produtora do jogo, a DICE, refere que este novo capítulo da série será totalmente focado no modo multijogador, deixando de lado qualquer campanha narrativa. O jogo será focado num serviço online, com diversos passes de temporada, uns gratuitos outros pagos, mantendo dessa forma o fluxo da narrativa, tal como Fortnite, por exemplo.