Um grupo de cinco empresas de segurança informática de que fazem parte a McAfee, a Symantec e a Trend Micro, uniram-se no desenvolvimento de standards para a avaliação e documentação de spyware e outras aplicações consideradas disruptivas ou maliciosas, que serão igualmente aplicados no teste a soluções contra este tipo de software.



Além da cooperação relativa à implementação de uma denominação comum para o spyware, as futuras iniciativas da Spywaretesting.org passam também pelo desenvolvimento de melhores praticas de partilha de conhecimento e a criação de guias para a difusão de informação de emergência. Os procedimentos serão realizados em "colaboração estreita" com a Anti-Spyware Coalition (ASC), organização a que as empresas que constituem a Spywaretesting estão igualmente ligadas.



Ao contrário dos vírus informáticos, que podem ser facilmente neutralizados por produtos antivírus adequados, o spyware tem sido uma questão difícil de tratar, pela complexidade que o envolve, como refere Vincent Weafer, um dos directores do Symantec Security Response, citado pela Forbes. "Algumas das aplicações de spyware poderem ser consideradas úteis, nomeadamente algumas formas de adware, que, apesar de registarem aquilo que se faz online ou no PC, são legais e podem beneficiar os utilizadores.



"Há uma enorme confusão no mercado sobre as origens do spyware e as capacidades das ferramentas desenhadas para o combater", afirma Larry Bridwell, da ICSA Labs, outras das empresas de segurança informática que, com a Thompson Cyber Security Labs, constituem os cinco membros fundadores da Spywaretesting. "este acordo é um primeiro passo importante para tornar a indústria mais madura ao ponto de conseguir efectivamente combater a proliferação do spyware", considera.



Notícias Relacionadas:

2006-01-25 - Universidades, tecnológicas e associações cívicas juntam-se em iniciativa contra badware

2005-07-12 - Anti-Spyware Coalition define conceito de spyware

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.