Algumas empresas de tecnologias da informação juntaram-se esforços para a criação de um grupo de trabalho que irá trabalhar na melhoria do processo de migração entre os computadores usados e as novas máquinas. O PC Migration Work Group é patrocinado pela iniciativa "Ease of Use" da Intel, que anunciou hoje a criação deste grupo de trabalho.



Associadas a esta iniciativa estão empresas como a Intel Corporation, Altiris, Detto Technologies, Eisenworld, IBM, Laplink, Microsoft Corporation, Miramar Systems, Symantec e Tranxition, representando as principais fornecedoras de software e hardware que completam os normais pacotes de actualização de sistemas. Responsabilizadas por alguns grupos de consumidores por acelerarem a necessidade de mudança de computador, como forma de criar um ciclo de vendas mais rentável, estas empresas parecem agora preocupadas com a facilitação do processo de migração entre computadores, quer para os utilizadores particulares quer para as empresas.



"com o crescimento do mercado de PCs estamos a chegar ao ponto em que muitos dos computadores vendidos são de substituição", afirmou Alec Gefrides, presidente do novo grupo de trabalho e gestor da iniciativa "Ease of Use" da Intel. Este responsável reconhece que a existência de uma maior quantidade de dados digitais acumulados pelos utilizadores e a natureza crítica da informação tornaram a mudança de computador uma tarefa assustadora para muitos utilizadores.



O PC Migration Work Group vai trabalhar no sentido de tornar esta migração de dados e de configurações pessoais entre equipamentos mais rápida, fácil e menos intimidante. Os organizadores desta iniciativa querem mudar o facto de actualmente poder demorar dias ou até meses até que os novos computadores fiquem completamente configurados da forma como os utilizadores querem, com todos os dados no sítio certo. Ao mesmo tempo, pretendem desenvolver acções de promoção de soluções de migração que existem actualmente.



O âmbito da iniciativa estende-se do mercado de consumo a áreas de soluções empresariais, contemplando a redução do Total Cost of Ownership (TCO), que mede o custo da aquisição, manutenção e upgrade de computadores dentro de uma empresa.



Numa primeira fase o grupo de trabalho agora criado deverá apresentar linha de orientação de forma a que produtores independentes de software possam produzir aplicações que facilitem a criação de ambientes de migração mais fáceis. A longo prazo poderão ser desenvolvidas ferramentas e processos que tornem a mudança de computadores uma acção sem dificuldade e apenas mais uma das componentes da experiência "out-of-the-box".

Notícias Relacionadas:

2002-01-04 - Empresas começam a adoptar Windows XP e outras tecnologias recentes da Microsoft

2001-11-14 - COMDEX Fall/2001 - Concept PC 2001 junta novamente Intel e Hewlett-Packard